A importância do autoperdão para poder seguir em frente

Família & Crianças

November 3, 2017 12:42 By Fabiosa

Na vida, o tempo todo estamos fazendo escolhas. Desde o momento em que abrimos nossos olhos pela manhã, até o último minuto antes de adormecer.

Muitas escolhas são feitas de forma mais pensada e planejada: um novo trabalho, um relacionamento, uma viagem, uma mudança.

gettyimages

Recomendado para você: Lua de Leite: a mamãe também precisa de um tempo a sós com o bebê

Outras precisam ser feitas instantaneamente: o que comer, onde ir, que roupa colocar, com quem falar.

Ainda tem aquelas escolhas que, mesmo importante, fazemos sem pensar. E sempre podemos nos arrepender das escolhas que fizemos nos passado.

gettyimages

É natural que em alguns momentos a gente dê ao menos uma espiadinha para o passado para avaliar algumas escolhas e ações. É mais natural ainda que sintamos arrependimento por coisas e escolhas que fizemos no passado.

Mas é importante observar que por trás de cada escolha, existe um aprendizado. Cada um faz escolhas com base na experiência e no conhecimento que dispõe naquele momento.

Olhar para trás e se autopunir por ações passadas podem fazer com que você fique preso no próprio passado. O mais importante é observar o que você conseguiu absorver de positivo da experiência e entender quais fatores o levaram a agir de determinada forma e o que pode mudar neste sentido para escolhas futuras mais acertadas.

gettyimages

É importante se autoperdoar. Entender que o que você foi ontem, já não é mais o que você é hoje. Hoje você é mais experiência e menos do que será amanhã.

Pense no que essas escolhas puderam te ajudar a crescer e perdoe-se para seguir em frente. E entender que em alguns momentos vamos errar e precisaremos novamente nos perdoar por isso.

Fonte: Fãs de Psicanálise

Veja também: 5 dicas para ajudar a criança a lidar com o medo