Autismo pode apresentar sinais desde os primeiros meses de vida

Família & Crianças

September 20, 2017 14:23 By Fabiosa

O autismo é um transtorno do desenvolvimento grave que se caracteriza pela dificuldade de interação, alteração de linguagem e comportamento repetitivo. No Brasil, são dois milhões de casos de autismo registrados e a previsão é de que existam 3 milhões.

Photographee.eu/ Shutterstock

Apesar de muitos estudos e pesquisas, os cientistas e médicos ainda não chegaram a um consenso sobre as causas do autismo. No entanto, é possível identificar alguns traços desde bebê. Um estudo publicado na Revista Nature indicou que entre os sintomas mais comuns para quem tem autismo é a dificuldade de olhar nos olhos e na boca das pessoas.

Veja alguns indícios que a criança pode apresentar o transtorno desde os primeiros meses de vida:

- Até os primeiros seis meses: não direcionam o olhar para os pais nem cuidadores, não reconhecem vozes, fixam mais atenção a objetos, ficam muito tempo em silêncio ou soltam gritos ou choros inesperados, não exploram os brinquedos.

- Até um ano de idade: não pedem colo nem imitam adultos, não respondem quando chamados, não mostram expressões faciais nem manuais, não balbuciam e não tentam falar.

- Até um ano e meio: não apontam, raramente falam algumas palavras, não brincam nem exploram os brinquedos e repetem alguns gestos, não conseguem lidar bem com mudanças de rotina.

- Até dois anos: não olha para objetos quando são apontados, gesticulam pouco, repetem o que escutam, tem comportamentos repetitivos e podem soltar gritos ou barulhos vocais incompreensíveis, mostram alguns comportamentos impulsivos quando as coisas saem do programado, comem comida sempre da mesma cor ou textura.

Recomendado para você: 9 fatos sobre o autismo com base no que a ciência sabe até agora