Estudiosos descobrem que temos pelo menos 26 tipos de emoç?

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Estudiosos descobrem que temos pelo menos 26 tipos de emoções básicas

Date September 19, 2017 14:12

Na psicologia, durante muitos anos, defendeu-se o conceito de existiam seis tipos de emoções básicas no ser humano, em qualquer lugar do mundo, independente de cultura, credo ou status social. As emoções são: tristeza, raiva, medo, nojo, surpresa (ou ansiedade) e felicidade.

Essa teoria teve origem a partir de estudos dos psicólogos norte-americanos Paul Ekman e Wallace V. Friesen e depois foram defendidas e estudada por outras correntes da psicologia.

Iurii Stepanov/ Shutterstock

Eles fizeram uma experiência em uma tribo de Papua Nova Guiné em 1972 em que apresentavam fotos com expressões faciais e os integrantes da tribo entenderam as seis emoções básicas. Essa mesma experiência foi realizada por diferentes grupos e etnias em outros lugares do mundo e o resultado foi o mesmo.

Esse conceito deu origem a diferentes técnicas e tipos de tratamento e intervenções na Psicologia.

Agora parece que essa teoria caiu por terra. Um trabalho mais atual surpreendeu pelos resultados. Publicado no periódico da Academia Nacional de Ciências, o estudo defendeu que existem simplesmente 27 tipos de emoções básicas do ser humano.

A experiência foi realizada com 853 pessoas, de ambos os sexos. Para essas pessoas, foram apresentadas mais de 2 mil GIFS que simulavam emoções diferentes emoções que incluíam situações importantes como casamento, nascimento, noivados, além de situações engraçadas e assustadoras. Cada pessoa teve contato com 30 gifs.

Esse estudo concluiu que as emoções são muito mais ricas do que imaginavam e não aparecem de forma isoladas e sim conectadas com outras e com intensidade diferentes.

Com o estudo, espera-se aumentar ainda mais a compreensão sobre as emoções a partir da base cerebral, ajudando nos tratamentos em geral.

Recomendado para você: Emocionário é um dicionário de emoções e a educação afetiva é o maior desafio aos pais