Como evitar discórdias nas redes sociais e se manter zen

DICAS

Como evitar discórdias nas redes sociais e se manter zen

Date February 16, 2018 13:39

É muito comum presenciar ou até mesmo participar de discussões nas redes sociais por diferenças de opiniões, por posições políticas ou até mesmo por mal entendidos que muitos vezes não se sabe nem como, nem de onde começaram.

Dean Drobot / Shutterstock.com

Muitas pessoas acabam até desfazendo a amizade, no mundo virtual e real, por essas dificuldades de comunicação ou até mesmo por não aceitar a diferença de opiniões. Comportamentos de intolerância ficam ainda mais marcantes em épocas de candidaturas eleitorais, porque muitas pessoas não aceitam a opinião do outro e acabam levando para o lado pessoal.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: O sofrimento e o mau humor são contagiosos até pelas redes sociais. Cientistas explicam o que acontece com nosso cérebro

As redes sociais acabam se tornando um espaço para que as pessoas se expressem e desabafem e nem sempre são respeitadas. Isso quando não acabam surgindo brigas nos relacionamentos atuais e até passados.

Assim como na vida real, é importante tentar ponderar o diálogo quando sentir que o outro começou a levar para o lado pessoal e se desarmar dizendo que estão apenas debatendo e que cada um pode ter uma opinião diferente.

slysun / Shutterstock.com

Antes de postar algo, sempre tente se perguntar se aquilo pode ser visto por todas as pessoas sem gerar nenhum prejuízo. Antes de escrever algo, questione-se duas vezes se aquilo é importante, se você diria aquilo pessoalmente, se suas palavras poderiam ofender alguém.

Caso considere que o que vai postar é algo que falaria na vida real e que não possa ferir ninguém, mesmo assim, é importante estar aberto para que discordem de você em algum momento.

GaudiLab / Shutterstock.com

Sempre que emitimos uma opinião, ainda mais em redes sociais, temos que estar abertos para que outras pessoas tenham outro ponto de vista e isso não necessariamente é algo contra a sua pessoa. Se sentir que o outro não deseja conversar e sim discutir, em alguns casos, o silêncio acaba sendo a melhor resposta.

Lembre-se sempre que dialogar é o melhor caminho.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Rodou a baiana! Scheila Carvalho não leva desaforo para casa e defende o marido nas redes sociais