Oferecer uma educação positiva aos filhos em um mundo mode

INSPIRAÇÃO

Oferecer uma educação positiva aos filhos em um mundo moderno é um desafio possível aos pais

Date March 6, 2018 16:21

Transmitir bons valores, formar filhos honestos e transformá-los em adultos felizes e realizados são desejos de praticamente todos os pais.

George Rudy / Shutterstock.com

Mas essa não é tarefa fácil em um mundo moderno, onde a tecnologia chega cada vez mais cedo para as crianças e o acesso a todo tipo de informação muitas vezes vem como uma torrente incontrolável.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Não vou mais bater”: Luana Piovani abre o jogo sobre dificuldades na educação do seu filho

Muitos pais seguem firme na missão de educar seus filhos como foram educados, transmitindo valores firmes, tentando atrair os filhos para diversões e entretenimento que antes eram simples e valiosos. Mas a maioria destes pais sente que está nadando contra a corrente.

George Rudy / Shutterstock.com

Cada vez mais os brinquedos vão se tornando rapidamente descartáveis, sendo substituídos por dispositivos eletrônicos. A comunicação parece ser um desafio diário e quanto mais vão crescendo, essas crianças e adolescentes vão se fechando em seus quartos, em frente às telas de computadores e videogames.

Mesmo assim, é possível desde cedo ensinar os “rebentos” a construírem um mundo melhor. O diálogo é sempre a melhor ferramenta.

Estimular as crianças, ainda bem novas, a desenvolverem a empatia, ensinando-as a identificarem e nomearem sentimentos são importantes ensinamentos para a maturidade emocional. Além disso, mostrar a divisão nas tarefas entre meninos e meninas, desmistificando a diferença entre gêneros são lições valiosas que podem transformar a vida dos filhos.

Antes de se “render” e desanimar diante das influências externas do mundo moderno, marcado pelo consumismo, pela violência, pelo excesso de tecnologia, pela falta de comunicação, os pais precisam se lembrar de que eles são a primeira e mais importante referência de seres humanos aos filhos.

George Rudy / Shutterstock.com

Essa referência é o registro que ficará marcado para sempre na personalidade deles. Os filhos são espelhos do ambiente familiar. Neste caso, se os pais desejam que os filhos construam um futuro positivo, devem construir, dia a dia, um ambiente familiar positivo e confiar que o exemplo é a melhor lição que os filhos podem levar para o resto de suas vidas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 7 erros na educação que atrapalham seu filho a desenvolver características de liderança


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.