Emoção e Saúde: identifique seu tipo de personalidade e a

Emoção e Saúde: identifique seu tipo de personalidade e a qual doença poderá estar mais vulnerável

Família & Crianças

February 7, 2018 13:01 By Fabiosa

Estudos em Psicologia da Saúde e Psicossomática defendem que cada tipo de personalidade pode estar acompanhada por emoções e comportamentos que sugerem quais doenças aquela pessoa pode estar mais vulnerável ou não.

Antonio Guillem / Shutterstock.com

Para isso, foram criados 3 grandes grupos de personalidade e mesmo que cada pessoa apresente a sua singularidade, as emoções e comportamentos predominantes em cada grupo podem indicar às áreas e aspectos físicos a serem trabalhados como prevenção.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Dieta alcalina é a preferida das celebridades para desintoxicar, emagrecer e proteger a saúde

Vamos conhecer os diferentes tipos de personalidades e padrões de comportamento:

Tipo A: são pessoas que buscam sucesso, autoafirmação, perfil competitivo e desejo de vencer, de atingir metas para ter sucesso. A energia destas pessoas está voltada a si e aos resultados conquistados. Geralmente, apresentam comportamento mais impacientes e tem tendência ao perfeccionismo. Pessoas deste grupo estão mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares.

OPOLJA / Shutterstock.com

Tipo B: são pessoas com características contrárias ao grupo anterior. Não apresentam ansiedade, nem irritabilidade. Pelo contrário, são calmas, pacientes e compreensivas. Possuem sonhos e projetos, mas respeitam o tempo das coisas acontecerem. Apresentam bons relacionamentos interpessoais. Por isso, não apresentam riscos de doenças do coração.

Tipo C: são pessoas mais emotivas e afetivas. Suas energias estão voltadas ao bem estar dos outros. Estão sempre cooperando com os outros e podem se esquecer de si. São mais passivas e acomodadas e em alguns casos, não apresentam autoconfiança para alcançar objetivos. Podem desenvolver sentimentos de insegurança e depressão, podendo gerar alterações hormonais e até câncer.

g-stockstudio / Shutterstock.com

Além destas tendências, é importante considerar outros fatores essenciais que podem desencadear doenças, como o ambiente, a poluição, os hábitos de vida, atividades físicas, alimentação, entre outros.

A saúde consiste em um equilíbrio entre bons hábitos de vida e boas emoções.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Saúde da Mente: 5 hábitos simples que podem fazer mal


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.