A música pode ser a melhor aliada para quem tem dificuldades para meditar

Inspiração

March 7, 2018 16:20 By Fabiosa

Em um mundo barulhento, agitado, corrido e frenético que vivemos nas grandes cidades, muitas pessoas buscam alguns momentos de quietude para recarregar as energias. A meditação é uma das ferramentas cada vez mais adotada para esse momento de pausa.

InesBazdar / Shutterstock.com

Os benefícios da meditação já estão mais do que comprovados pela ciência. Pesquisas indicam que a meditação pode promover alterações cerebrais e favorecer mudanças emocionais e físicas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Chega de viver no “piloto automático”: a técnica de consciência plena procura dar sentido à nossa vida

Mesmo sendo uma prática cada vez mais buscada, poucas pessoas conseguem aprender a meditar rapidamente. É um desafio e tanto terminar um dia agitado, com a cabeça girando em preocupações e obrigações para o dia seguinte e tentar acalmar e silenciar a mente. Existem inúmeras técnicas e formas de meditar que podem ajudar os iniciantes que estão embarcando nessa aventura e a música pode ser uma aliada fundamental.

ADS Portrait / Shutterstock.com

Nas práticas tradicionais de meditação, o silêncio é recomendado como elemento absoluto para se atingir um estado pleno meditativo. Mesmo assim, muitas outras técnicas de meditação e relaxamento utilizam a música como um elo para ajudar a desligar a mente racional e despertar os sentidos. Claro que a música precisa ser calma, adequada e de preferência instrumental e sem letras para ajudar os iniciantes na prática meditativa e evitar distrações.

Muitas pessoas recorrem aos mantras, que são palavras e versos entoados em diferentes línguas, principalmente originários do budismo e do hinduísmo, que ajudam a acalmar a mente e manter o foco.

MJTH / Shutterstock.com

O ideal é que cada um busque a música e a melodia que o ajude a desacelerar a mente e manter o foco no momento presente e toda vez que os pensamentos “voarem” para o passado ou o futuro, volte para o “aqui e o agora”.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Bianca Bin, a Clara de O Outro Lado do Paraíso, revela que faz uma terapia diferente para eliminar traumas