Da negação à aceitação! Engenheira compartilha comovent

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Da negação à aceitação! Engenheira compartilha comovente depoimento sobre sua trajetória até superar a depressão

Date March 28, 2018 16:58

A história da engenheira Cecília Oliveira, 37 anos, é comovente e muito parecida com a de muitos brasileiros e de pessoas no mundo inteiro. A depressão é uma das doenças mais faladas nos dias de hoje e preocupa organizações de saúde no mundo inteiro pelo aumento acelerado de casos.

Chan-Stock / Shutterstock.com

Mesmo sabendo do assunto, muitas pessoas demoram até procurar ajuda profissional. Muitas vezes, a depressão chega de mansinho, com alguns sintomas sutis que podem ser confundidos com pequenos problemas cotidianos como tristeza, indisposição e falta de prazer pelas coisas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Zizi Possi fala de sua luta contra depressão: “Não tinha vontade de falar, de ver ninguém, fazer nada”

Quando esses sintomas acontecem, muitas pessoas acreditam que sejam sensações passageiras e vão buscando alternativas para lidar com eles. Foi o caso de Cecília. Em entrevista para o G1, ela conta que em 2005 começou a sentir os primeiros sintomas depressivos e os relacionou com o cansaço e a rotina cansativa que levava em São Paulo.

Stock-Asso / Shutterstock.com

Então resolveu se mudar para Recife disposta a começar uma nova rotina de vida. Começou a praticar atividades físicas, conheceu pessoas novas e mesmo assim sentia que tinha algo estranho. Voltou a morar em São Paulo e depois de um tempo voltou a trabalhar, até que um dia sentiu-se ofegante e percebeu que seria hora de encarar com mais seriedade o que estava sentindo.

A partir de então, Cecília procurou ajuda profissional e aos poucos vem encarando as situações de outra maneira e melhorando sua autoestima. “É um processo longo e diário”.

Creativa Images / Shutterstock.com

A partir dessa experiência, Cecília reconhece que o principal é assumir o que está sentindo, não negar os sintomas e realmente procurar ajuda.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Geraldo Luis reencontra a viúva de Marcelo Rezende e desabafa: “Estou levantando agora. Eu mesmo fiquei doente, caí em depressão!”