Você sabia que aqueles pontinhos voadores que você vê no

CELEBRIDADES

Você sabia que aqueles pontinhos voadores que você vê no ar se chamam “Moscas Volantes”?

Date 15 de março de 2018

Todo mundo alguma vez na vida já deve ter visto uns pontinhos flutuando no ar parecendo vermes. Algumas pessoas podem interpretar isso como um reflexo do sol ou até achar que estão com a pressão arterial baixa ou tontura ao ver esses pontinhos.

GCapture / Shutterstock.com

Isso é mais comum do que se imagina e se chama “Moscas Volantes”, mas ao contrário do que se pensa, não se tratam de vermes nem bactérias existentes no ar. Não é motivo para preocupação, porque se trata da própria reação do organismo.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Síndrome da Resignação”: um fenômeno que preocupa autoridades suecas

As “Moscas Volantes” são uma ilusão de ótica gerada pelos próprios olhos. Esse fenômeno acontece quando os globos oculares precisam destruir pequenas partes de tecidos, hemácias e proteínas que surgem como resquícios na região que fica entre a retina e o cristalino no globo ocular. Quando o organismo faz essa “absorção”, a pessoa vê as “Moscas Volantes” no ar.

Zurijeta / Shutterstock.com

Estas “Moscas Volantes” são controladas por um líquido viscoso que fica no globo ocular, então elas se movimentam também de acordo com o olhar e por isso parecem flutuar.

Elas podem ser vistas com mais facilidade quando estamos lendo ou quando estamos olhando para algum ponto fixo de apenas uma cor, ou também quando surge um feixe de luz. Elas geralmente são vistas quando olhamos em direção a alguma parede pintada de uma cor única ou quando olhamos para o céu.

Esse processo acontece com todo mundo, crianças, jovens, adultos e até idosos e por ser uma situação estranha, acaba sendo um motivo de muitas consultas ao oftalmologista e na maioria das vezes os médicos acabam não identificando qualquer problema físico.

Zurijeta / Shutterstock.com

Mesmo assim, se a pessoa estiver percebendo as “Moscas Volantes” com muito mais frequência do que acontecia antes, talvez seja importante visitar o médico. Esse é um dos sintomas do chamado descolamento de retina.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Fenômeno impressionante nos céus de Ribeirão Claro (PR) lembra “mini Aurora Boreal”