Como contar a verdade sobre Papai Noel para as crianças

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Como contar a verdade sobre Papai Noel para as crianças

Date 13 de dezembro de 2017

Papai Noel, Fada do Dente, Coelhinho da Páscoa...são tantos personagens que reinam o imaginário infantil, que por vezes os adultos se perguntam se isso realmente é necessário. Isso porque é uma fantasia que se constrói na infância e em algum momento ela precisará ser desfeita.

Pressmaster / Shutterstock.com

Esses personagens são fundamentais para o desenvolvimento do imaginário, do simbólico e da criatividade da criança. Por isso, eles existem e sempre existiram.

RECOMENDADO PARA VOCÊ: Doze fotos que mostram que não tem data mais alegre para os bebês e os cachorrinhos que o Natal

Nos momentos em que a criança começa a questionar se esses personagens realmente existem, muitas vezes os pais se encontram em uma saia justa, porque é difícil dar um choque de realidade.

Mas, é possível sim contar a verdade sobre o Papai Noel e outras figuras mitológicas sem decepcionar a criança, sem quebrar a imaginação ou desfazer a fantasia. Tudo depende da forma de se falar.

Dmitri Ma / Shutterstock.com

Ao invés de falar que era uma mentira, os pais pode dizer que o “Papai Noel é um velhinho que não existe em carne e osso e sim no pensamento e no coração das pessoas que fazem coisas boas aos outros”.

No lugar de dizer que é uma fantasia, pode ser dito que é um “toque mágico para deixar o Natal ainda mais feliz e alegre”.

Se eles perguntarem quem entrega os presentes, pode ser dito que vocês, pais, são os “encarregados” de continuar realizando boas ações, de entregar os presentes e de transmitir coisas boas e mensagens de esperança e amor.

Yuganov Konstantin / Shutterstock.com

O ideal é que os pais encontrem uma forma de contar a verdade, mas sem dizer que estavam “mentindo” esse tempo todo, de forma a manter o espírito do Natal e o Papai Noel vivo no coração destes filhos mesmo depois de adultos. O mais importante é pedir para que eles não contem a verdade para outras crianças e para deixarem que os próprios pais dos coleguinhas contem.

VEJA TAMBÉM: O Natal dos quíntuplos! Casal comemora seu primeiro Natal com seus cinco bebês recém-nascidos!