Previsão para os viciados em café: o grão pode faltar em

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Previsão para os viciados em café: o grão pode faltar em 2050

Date October 6, 2017 13:50

O brasileiro é amante do café. Parece que já está no DNA. Acordar e sentir aquele cheirinho irresistível, queimar a boca com aquele líquido quente e saboroso. Parece que o dia não começa enquanto não tomamos uma xícara de café. Pelo menos é o que vemos na maioria da população.

O marronzinho ganhou nome e fama internacional e acabou virando uma febre, sendo a segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a água e a estimativa que o consume aumente ainda mais.

E o consumo está aumentando. Para ficar acordado, pelo sabor ou pelo gosto, o Brasil está tomando cada vez mais café, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira da indústria. E a tendência é que o brasileiro passe a consumir mais café.

Portumen/ Shutterstock.com

Estudos indicam que o brasileiro ficou mais entendido do café, conhecendo melhor o produto, tornou-se mais seletivo. Nem a crise econômica do país fez com que o brasileiro deixasse de tomar a tradicional bebida aromática.

Prova de que ele é o queridinho do brasileiro, só em 2015 o consumo chegou a 81 litros por ano, o que equivale a quatro xícaras de café por dia para cada pessoa.

Contradição ou não, estudos indicam que o café ficará escasso daqui a alguns anos, ou pelo menos os grãos de boa qualidade. De acordo com a empresa VICE, responsável por uma intensa pesquisa sobre mudanças. Isso porque os pés de cafés, principalmente os grãos mais nobres, são sensíveis as mudanças climáticas. O café arábica, por exemplo, é plantado em lugares altos e com temperatura mais baixa por ser muito sensível às variações de temperatura.

Apesar das notícias não serem tão animadoras para os viciados em café, os resultados da pesquisa podem ajudar no sentido de descobrirem novas formas de desenvolver grãos mais resistentes e reverter essa previsão.

Recomendado para você: Especialista afirma que não tomar café da manhã ajuda a emagrecer