Professora de escola é premiada após criar método que faz

Professora de escola é premiada após criar método que faz relação entre a língua portuguesa e indígena

Família & Crianças

November 3, 2017 12:39 By Fabiosa

Todos os dias, a professora Elisângela Dell-Armelinda Suruí se levanta, toma seu café da manhã, deixa um pouco de lado seus próprios problemas para seguir a missão que escolheu: dar aula.

Ela segue até a escola, que não é uma escola tradicional. É uma escola indígena em Cacoal, Rondônia e seus alunos falam a língua indígena Paiter Suruí.

Recomendado para você: Truques práticos para organizar os cômodos da casa

Ao longo do ano, ela percebeu que seus alunos do primeiro ao quinto ano estavam com algumas dificuldades tanto para a escrita no idioma indígena quanto para aprender o Português.

Todos os dias voltava para sua casa pensando em como poderia ajudar essas criança a aprender e com isso desenvolveu o projeto Mamug Koe Ixo Tig, que conta com um material educativo para escrita e leitura na língua de origem e o material faz as relações com o Português e com LIBRAS, considerando que na tribo em que ela leciona existem muitos surdos.

Ela teve resultados muito positivos e como reconhecimento foi a professora escolhida e premiada como "Educadora do Ano", pelo Prêmio Nota 10, que é uma das mais tradicionais premiações do setor educacional, que visa valorizar as soluções e trabalhos com os melhores resultados no Ensino.

A professora ficou muito feliz por realizar este grande sonho e deseja transformar esse material em modelo para outras escolas e comunidades quilombolas.

Esta foi a 20ª edição do Prêmio, que existe desde 1998 e foi uma iniciativa da Editora Abril, da Rede Globo, da Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Este ano, o Prêmio recebeu mais de cinco mil inscrições e a vencedora recebeu um vale-presente de R$15 mil e mais R$ 5 mil para escola em que ela dá aula. Parabéns Elisângela.

Veja mais: Indiano economizou por 10 anos para comprar uma ambulância para salvar animais