Sem burocracia: casais britânicos podem pedir divórcio pel

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Sem burocracia: casais britânicos podem pedir divórcio pela Internet

Date November 2, 2017 15:21

Quem pensava que facilidade era poder fazer boletim de ocorrência, pedir comida, emitir documentos e pagar contas pela Internet, espere para ver a última novidade do Ministério de Justiça Britânico.

gettyimagens

O Reino Unido iniciou o serviço de “Divórcio online”, que ficou em fase de testes por dez meses e agora é acessível para toda a população. Antes algumas fases da etapa do processo eram feitas digitalmente.

Recomendado para você: 5 maneiras de diminuir o impacto do divórcio na vida dos filhos

Agora todo o processo pode ser feito remotamente, desde que se preencha um formulário digital e que os dois estejam em comum acordo com o divórcio. Após preenchimento do formulário, a sentença leva umas seis semanas.

Casais sem consenso precisarão acionar advogados e passar pelo trâmite tradicional de separação.

gettyimagens

Esse recurso de divórcio online é parte de algumas avaliações que o Governo está realizando para começar a reforma do sistema judiciário britânico.

Para que o sistema estivesse funcionamento perfeitamente, no estilo britânico de ser, o governo investiu mais de um bilhão para modernização. O processo online promete ser mais rápido e eficiente que o processo tradicional.

Uma pesquisa realizada pela Nuffield Foundation indicou que 70% das pessoas acabam omitindo ou distorcer os reais motivos da separação com receio de não serem aprovados pelas leis inglesas e assim, conseguir o divórcio sem tanto sofrimento, nem burocracia.

gettyimages

O sistema online pode gerar uma redução de 250 milhões de Libras Esterlinas aos cofres públicos. Além de facilitar para os casais, o Governo também parece estar se esforçando para reduzir custos. Recentemente, o Governo começou a convidar cidadãos sem recursos a mudarem de país.

Veja também: Cauã Reymond fala sobre guarda compartilhada da filha e divórcio