Abra o olho! Conheça 7 sinais que podem indicar que está n

CELEBRIDADES

Abra o olho! Conheça 7 sinais que podem indicar que está na hora de usar óculos

Date 15 de março de 2018

Os problemas de visão estão cada vez mais corriqueiros e atualmente é bem comum ver uma pessoa usando óculos ou lentes de contato. Estudos apontam que, até 2050, metade da população terá problemas de visão, principalmente miopia. Para saber se você está entre esse provável grupo, conheça agora alguns possíveis sinais que podem indicar que o seu próximo passo deverá ser consultar um oftalmologista.

ESB Professional / Shutterstock.com

1. Dor de cabeça

O esforço para enxergar melhor é a característica típica de quem tem problemas de visão. Esse esforço maior pode ocasionar uma dor de cabeça, que é um dos sinais de que você pode ter miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

SG SHOT / Shutterstock.com

2. Problemas de visão no escuro

Piorar a visão no escuro é um sintoma de doenças de retina, que causa prejuízo na área responsável pela formação de imagens. Como a pupila dilata mais no escuro, esse problema de embaçamento visual fica mais evidente.

3. Vista cansada

Conhecido como presbiopia, essa é uma característica que gera dificuldade de mudar o foco da visão e diminui a capacidade de o cristalino mudar de formato. É mais evidente em pessoas maiores de 40 anos, pois se desenvolve com o passar dos anos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Quais são os óculos perfeitos de acordo com a forma do nosso rosto?

4. Aproximar os objetos para enxergar melhor

Essa é uma típica característica da miopia, que diminui sua capacidade de ver de longe. Ao aproximar os objetos, a imagem se projeta mais próxima e com o foco melhor.

Leszek Glasner / Shutterstock.com

5. Apertar os olhos para ler

Apertar os olhos melhora a visão, pois cria um efeito chamado fenda estenopeica, que diminui a entrada de luz e melhora a acuidade visual. Esse é um sinal frequente em que precisa corrigir a visão.

6. Vista embaçada

Ocorre quando a imagem fica fora do foco da retina. Todavia, esse problema nem sempre é um sinal de que há algum problema de visão, podendo indicar algum outro tipo de condição. Por isso, é importante consultar um oftalmologista para que ele ajude a definir qual a principal causa do problema.

7. Distanciar os objetos para enxergar melhor

paul prescott / Shutterstock.com

Esse é outro sintoma da presbiopia, que ocorre quando temos dificuldade de enxergar de perto, forçando o distanciamento dos objetos para melhorar a visão.

Se você se identificou com algum ou alguns desses problemas, talvez seja a hora de abrir o olho e marcar logo sua visita ao oftalmologista mais próximo.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Receita de limpador de lentes de óculos caseiro


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.