Gravidez sem barrigão? Saiba mais sobre gravidez silenciosa e como esse fenômeno raro pode surpreender algumas mulheres

Inspiração

March 23, 2018 15:08 By Fabiosa

Todo mundo conhece aqueles sintomas clássicos da gravidez. O enjoo matinal, a maior sensibilidade dos seios, a ausência de menstrução. Mas a marca registrada das futuras mamães é aquele típico barrigão que quase grita para todo mundo: “Tem um bebê vindo aí!”.

Mas será que é possível alguém ficar grávida sem exibir a famosa barriga? Parece algo quase impossível, já que pensamos logo que o bebê deve ficar alojado e quentinho na barriga da sua mamãe até chegar o momento certo de vir ao mundo. Porém, por mais que não pareça verdade, é possível sim uma gravidez sem barriga. E esse fenômeno tem nome: gravidez silenciosa.

Azovtsev Maksym / Shutterstock.com

O fato não é tão raro assim. De acordo com Liz Halliday, Diretora Adjunta do Departamento de Obstetrícia da Private Midwifes, a gravidez silenciosa pode atingir 1 em cada 2.500 gestações, quando a mulher só vai descobrir que está grávida praticamente na hora do parto.

Existem mulheres que têm um abdômen mais largo, tendo mais espaço para o útero se desenvolver, ou têm músculos abdominais fortes capazes de segurar o útero e evitar que ele se desenvolva muito. O fato também pode estar ligado ao tamanho do bebê. Em outros casos, o bebê pode até estar escondido na caixa torácica da mãe! Tudo vai depender de cada caso.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Pesquisa comprova que a gravidez altera o cérebro da mulher

Outro caso comum de acontecer é de as mulheres presumirem que não estão grávidas por continuarem a menstruar. Porém, o sangramento durante a gravidez é algo bastante comum.

Ele pode ocorrer nos primeiros meses de gravidez, no período em que deveria ocorrer a menstruação. Mas o sangramento também pode simbolizar uma alteração no útero, um sinal de abortou ou até mesmo uma gravidez ectópica. Assim como a ausência de menstruação, por mais que seja um dos sintomas mais comuns da gravidez, nem sempre simboliza o fato, e pode ser motivada por distúrbios de saúde, anticoncepcionais, estresse e menopausa.

Syda Productions / Shutterstock.com

Em outros casos, a gravidez silenciosa também pode ocorrer nos casos de placenta deslocada para a frente do útero, que impede que a mamãe perceba os movimentos do bebê. Existem inclusive casos de mulheres que confundem os movimentos da criança com uma síndrome de intestino irritável e gases!

travin_photo / Shutterstock.com

Apesar de parecer improvável, os casos são reconhecidos cientificamente e são mais comuns do que você pensa. E mesmo com a surpresa, essa notícia inesperada, no fim, pode trazer alegrias incríveis!

Fonte: Yahoo

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 4 sinais da gravidez que são escondidos


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.