Para não perder os cabelos: 7 motivos que podem causar aume

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Para não perder os cabelos: 7 motivos que podem causar aumento na queda de cabelo e que você não deve ignorar

Date March 6, 2018 14:40

É normal que a gente perca alguns fios de cabelo no cotidiano. O ser humano perde, em média, 80 fios por dia. Porém, quando essa queda de cabelos aparentar um aumento em excesso, pode ser um sinal de que algo está errado.

Veja algumas dicas dadas pela tricologista Anabel Kingsley sobre possíveis motivos que podem ocasionar um aumento excessivo na queda dos seus fios:

Dmitry A / Shutterstock.com

1) Desequilíbrio hormonal

Os hormônios têm papel essencial no crescimento dos cabelos. Os estrogênios, que são os hormônios femininos, ajudam a manter os fios crescendo por um longo tempo, enquanto o androgênio, hormônio masculino, diminui o ciclo de crescimento. Quando algum deles está em excesso, como no caso da síndrome do ovário policístico, pode aumentar a queda de cabelos.

2) Estresse

O excesso de estresse realmente faz os cabelos caírem, pois pode aumentar o nível de androgênio, ocasionar problemas no couro cabeludo, como caspa, ou causar mudanças nos hábitos alimentares, que influenciam negativamente no seu cabelo.

Nina Buday / Shutterstock.com

3) Anemia

Essa é uma das causas mais comuns da queda de cabelo. A anemia é ocasionada pela deficiência de ferro, que é indispensável para a produção das proteínas das células capilares.

4) Hipotireoidismo e hipertireoidismo

A tireoide é a glândula responsável pelo regulamento do nosso metabolismo. Ela controla a produção de proteínas e, no quando afetada, ocasiona em um desequilíbrio que reflete nos folículos capilares. O hipotireoidismo também causa anemia, sendo um outro agravante.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Dicas e receitas para quem precisa nutrir e reparar os cabelos secos e danificados

5) Deficiência de vitamina B12

A ausência dessa vitamina influencia na saúde dos glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar oxigênio para os tecidos do corpo e afetando a saúde dos nossos cabelos. É um problema mais recorrente para os veganos, por ser a proteína animal uma grande fonte dessa vitamina, devendo os adeptos dessa dieta procurar fontes substitutas.

6) Perda de peso

Se acontecer uma repentina perda de peso, independente do motivo, isso pode refletir na nutrição dos nossos cabelos e ocasionar em uma maior queda dos fios. Por isso, atenção para seus hábitos alimentares e para o estilo de vida saudável.

Anastasiia Kazakova / Shutterstock.com

7) Idade

A perda de cabelo é mais constante durante e após a menopausa, pois, assim como nós, os nossos cabelos também envelhecem. Esse é um motivo natural para perda de cabelos e faz parte do nosso ciclo de vida.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Cronograma Capilar pode ajudar a recuperar os cabelos em um mês


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.