Qual é o momento que devemos fazer um check-up completo?

INSPIRAÇÃO

Qual é o momento que devemos fazer um check-up completo?

Date March 8, 2018 14:24

Cuidar da saúde é essencial e ir ao médico com uma certa periodicidade é imprescindível. Mas muitos, mesmo fazendo isso, ficam com dúvida de qual é o momento certo de chegar ao especialista e pedir um exame mais detalhado, o famoso check-up. Quais os exames que devem ser feitos também é um questionamento muito comum.

gettyimages

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 8 hábitos que parecem inofensivos, mas que prejudicam a saúde das mulheres

Segundo especialistas, o certo é ir conforme a necessidade de cada pessoa e isso envolve idade e fatores de risco. Um exemplo, é o histórico clínico de uma família e se há fatores de que possam desenvolver uma doença.

Mas o indicado também, é que pessoas saudáveis de até 40 anos podem fazer o check-up a cada dois anos e, em caso de doenças crônicas, a cada seis meses. Pessoas acima dessa idade e com riscos, como obesos, fumantes, sedentários, todos os anos.

Tem médicos que realizam check-up por etapas e elas são divididas em 15 fases, pelas quais as pessoas deveriam passar ao iniciar seus exames de rotina. Entre eles estão as avaliações de clínica, laboratorial, urológica, cardiológica, ultrassonográfica, entre outras.

gettyimages

Em relação a quais exames que devem ser feitos, os médicos recomendam fazer o hemograma, que engloba, os análises de sangue de colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia de jejum, hepatograma, tireoide, teste ergométrico, curva glicêmica, mamografia, Papanicolau, colposcopia, exame da próstata e oftalmológicos.

Cada faixa de idade tem certos exames para ser feitos e um modo diferente da realização do check-up. As crianças devem fazer o primeiro ainda na maternidade. Como o teste do pezinho, que antecipa algumas possíveis doenças. As que têm pais com índice de colesterol alto devem fazer exames a partir dos dois anos.

Os adolescentes podem fazer os exames assim que começar a puberdade. Há uma constante evolução do corpo e do organismo. Por isso, é muito importante fazer análises para detectar anemia.

gettyimages

Nas pessoas acima de 20 anos, no caso de mulheres, o importante é fazer o Papanicolau e ultrassom de mamas e vaginal. Já os homens também devem procurar os médicos como urologista e cardiologista.

Agora, após os 40 anos, deve ser realizados todos os exames. Homens precisam fazer o exame de toque da próstata e as mulheres os exames preventivos e mamografias todos os anos.

Não importa a idade, todos devem ir ao médico com certa frequência. Assim evita problemas como câncer, acidente vascular cerebral (AVC) e ataque cardíaco.

Se cuidar e fazer um diagnóstico prévio sempre tem mais chances de salvar vidas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: O sal é bastante nocivo à saúde, mas esses outros alimentos são tão ruins quanto

Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.