Saiba como limpar a caixa d`água da sua casa

Família & Crianças

Um tipo de manutenção muito importante em uma casa é a limpeza da caixa d’água, mas que muitos acabam esquecendo, principalmente porque o reservatório costuma ficar em local de difícil acesso. Mas saiba que é imprescindível que ela seja limpa a cada seis meses.

Nan Pra Vida / Youtube

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Entenda qual a melhor forma de fazer a limpeza de sua geladeira

A limpeza da caixa d’água é importante para evitar a contaminação da água por insetos ou sujeiras. E se você pensa que dá um trabalhão, bom, você está certo. Mas você mesmo pode fazer o trabalho.

É possível até encontrar empresas que prestam este tipo de serviço em busca de facilitar o dia-a-dia de quem não tem tempo, mas se você quiser colocar a mão na massa, veja os passos logo abaixo:

  1. De início, feche o registro da água direto no padrão da rede pública.
  2. Em seguida utilize a água que restou no reservatório até ficar uma quantidade de mais ou menos um palmo. Este restante servirá para limpeza.
  3. O terceiro passo é fechar o registro de saída de água (o que manda água para as torneiras). Assim evita entrada de ar e problemas consequentes.
  4. Depois você pegue um pano e uma esponja macia e comece a esfregar no fundo e nas laterais.
  5. Neste passo, você deve abrir o registro de tubulação (ele tem vazão para a parte de fora da caixa) e deixa toda a água suja escorrer.
  6. Após esse processo, é a vez de tirar o resto de água ou sujeira que ficou. Use um pano seco até remover toda a água.Nan Pra Vida / Youtube
  7. Após isso, feche o registro de limpeza e comece a sanitização da água.
  8. Para esta etapa tem que ter um palmo de água (limpa vinda da rua). Misture nessa água 500 mililitros de água sanitária, em caso de caixa de 500 litros e um litro para caixa de mil litros.
  9. Após a aplicação, deixe agindo por cerca de duas horas. Neste período, a cada meia hora, passe um pano ou escova nas paredes da caixa.
  10. Após a espera, abra o registro de saída e as torneiras, chuveiros, e acione as descargas. Neste processo, a mistura de água sanitária vai limpar todos os canos.
  11. A água sanitária tem que sair toda do cano, após isso, você precisa fechar as torneiras. Logo após ligue o registro da rua, para encher a caixa.
  12. Nesta fase é a hora de fechar a caixa. Tampe e verifique se não há alguma fresta que possa permitir a entrada de insetos. É interessante também marcar na lateral a data da limpeza.
  13. Para finalizar, se quiser garantir que a água para consumo esteja mesmo limpa e sem resíduo de água sanitária, use um pouco da primeira água da caixa para limpeza doméstica.

Dicas: Nunca use sabão neutro ou detergente. Evite deixar cair sujeira pela tubulação para evitar entupimento.

Fonte: Dicas Online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 10 dicas de limpeza incrivelmente práticas e que você nunca imaginou que poderiam dar certo