Veterinários americanos tentam descobrir motivo de leoa ter

INSPIRAÇÃO

Veterinários americanos tentam descobrir motivo de leoa ter desenvolvido juba

Date March 6, 2018 15:07

Os funcionários do zoológico Oklahoma City Zoo, nos Estados Unidos, andam intrigados com um fato raro. Desde março do ano passado, os veterinários responsáveis por cuidar da leoa Bridget, têm percebido que ela estava desenvolvendo uma juba, como nos machos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Durante participação nas Olimpíadas de Inverno, esquiador salva cães criados para consumo humano

De acordo com a veterinária Jennifer D’Agostino, os pelos cresceram até novembro do ano passado e pararam. “Primeiro você percebe que tem algo de diferente. Então continuou crescendo a um ponto que realmente pareceu uma juba. Tem alguma coisa errada”, explicou.

Os profissionais estão com medo de fazer exames em Bridget, por ela já estar com 18 anos, idade considerava avançada. Por isso, os veterinários não querer sedá-la e assim realizar os exames detalhados. Segundo eles, a possível causa do crescimento da juba pode ser um tumor em algumas das glândulas adrenais ou o ovário pode ter alterado a produção da testosterona.

Em relação a saúde da leoa, o zoológico afirma que não tem percebido nada ou nenhuma alteração, nem mesmo no comportamento do animal. A instituição ainda relata que ela tem se alimentado normalmente, sem nenhuma alteração na dieta e os leões, que estão no mesmo ambiente, não acharam nada diferente. Com isso, o zoológico resolveu mantê-la no mesmo local.

As juba só crescem nos leões e a função dela é de chamar à atenção das fêmeas e assim conseguir sua companheira. Além disso, protege o pescoço no momento de luta entre eles e, também, está ligada na produção de hormônios masculinos.

Intrigante o caso de Bridget, mas isso deve ser só mais uma arte da natureza.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Reação de cães de rua ao serem abraçados é de derreter o coração [vídeo]