Japoneses inventam sorvete que nunca derrete

Japoneses inventam sorvete que nunca derrete

Saúde e Estilo de Vida

August 8, 2017 12:25 By Fabiosa

Ninguém sabe ao certo quando o sorvete foi inventado. Algumas teorias sugerem que a sobremesa surgiu no tempo do Rei Salomão, nos anos 900 a.C., já outros pensamentos afirmam que o sorvete foi inventado nos anos 300 a.c., na época de Alexandre, o Grande.

No entanto, o sorvete foi realmente inventado pelos chineses da Dinastia Tang (de 681 a 907 d.C), que misturaram leite na fórmula original e deram o nascimento a uma das sobremesas mais apreciadas em todo o mundo.

crazystocker // Shutterstock.com

O sorvete pode ter só um defeito: ele derrete muito rápido. Mas esse é um problema que parece estar chegando ao fim, pois um grupo de pesquisadores japoneses afirmam ter descoberto uma fórmula de sorvete que não derrete.

Os cientistas do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento de Bioterapia de Kanawaza misturaram o polifenol líquido, substância encontrada em morangos, e por acaso chegaram nesse resultado.

A verdade é que o polifenol líquido, encontrado em diversas plantas, tem sido amplamente difundido como uma fonte de nutrição e de benefícios para a saúde. Mas os teóricos afirmam que essa substância costuma criar uma resistência à radiação ultravioleta e por isso pode impedir que o sorvete derreta.

Captured by Nicole // Shutterstock.com

Tudo começou quando os agricultores de morango, com medo dos frutos serem atingidos pela radiação vazada de Fukushima, no tsunami de 2011, colheram todos os seus frutos. Assim, com tantos morangos sem função, os cientistas passaram a incentivar um chef de cozinha a inserir a substância em suas receitas.

Ao extrair o polifenol e inserir em massas, o cozinheiro reparou que os alimentos solidificavam quase que instantaneamente. Essa notícia chegou em uma farmacêutica que viu potencial em utilizar esse propriedade em alimentos que derretem.

Anna-Mari West // Shutterstock.com

Não tardou para a invenção ser lançada no mercado. E o resultado? Os sorvetes não derretem por um bom tempo, mesmo sob o calor dos secadores de cabelo!

Incrível não é? Poderemos tomar sorvete na praia sem o inconveniente das gotinhas escorrendo nas nossas mãos.

Recomendado para você: Que sorvete você mais deseja? Sua doce escolha nos dirá o sabor da sua personalidade