6 erros comuns que as pessoas cometem ao tomar remédios via oral

Saúde e Estilo de Vida

December 29, 2017 18:23 By Fabiosa

Se você acha que se automedicar é o único problema cometido por quem precisa tomar um medicamento em casa, saiba que esse é um belo engano. A maioria de nós acaba por não prestar a atenção nas recomendações que um médico dá quando toma um remédio via oral e duas coisas podem acontecer: perder o efeito da droga e prejudicar mais a saúde.

gettyimages

Vamos observar quais são esses erros comuns?

1. Ingerir a medicação com substâncias que não a água: como café, leite, chá, refrigerante e bebida alcoólica.  Essa prática pode afetar diretamente o efeito do remédio, fazendo - em alguns - que ele não tenha eficácia alguma.

2. Aproveitando o gancho: tomar remédio com bebida alcoólica pode fazer muito mais que prejudicar a eficácia; pode cortar o efeito ou provocar uma reação adversa que, não raramente, pode trazer sequelas gravíssimas e às vezes até a morte.

gettyimages

3. Combinar o medicamento com antiácido prejudica a eficácia de forma importante.

VEJA TAMBÉM: A milenar técnica de vaporização do útero e os benefícios para a saúde física e emocional

4. Há a pratica de se retirar os remédios de dentro das cápsulas, pois existe uma crença de que facilite a ingestão do medicamento. Além de ser apenas um mito, é um risco tirar a droga da cápsula, porque tal proteção foi desenhada para proteger a boca e o esôfago de entrar em contato direto com as propriedades agressivas do remédio.

5. Tampouco se deve triturar o comprimido para a ingestão.

6. Os remédios em gotas não devem ser ingeridos diretamente, mas sim diluídos em um pouco de água para ser absorvido mais facilmente pelo corpo.

A maneira correta

gettyimages

Dicas básicas que devem ser seguidas para facilitar a ingestão e eficácia do remédio são:

1. Nunca tomá-lo a seco, mas nunca usar algo que não seja água para tal propósito.

2. Apenas um copo inteiro com água é o suficiente e ingerir em pé facilita que o remédio vá sem problemas para o estômago.

3. Se houver a necessidade de deitar ou sentar tão logo se tome a pílula, que isso aconteça pelo menos 2 minutos após a ingestão.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 8 sinais que indicam uma possível apendicite e que não devem ser ignorados: eles podem salvar vidas! 


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.