Epidemia de miopia cresce entre crianças e adolescentes por

INSPIRAÇÃO

Epidemia de miopia cresce entre crianças e adolescentes por causa dos celulares

Date February 28, 2018 14:32

Epidemia de miopia está preocupando os pesquisadores no Brasil e no mundo. Um estudo mais abrangente feito pelo Cetic.br (Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), com dados divulgados pelo "TIC Kids On-line" mostra um dado preocupante: quase 70% das crianças e adolescentes brasileiros fazem uso da Internet (pelo menos uma vez por dia). Principalmente entre os 9 até os 17 anos.

Apesar desse dado parecer uma coisa apenas benéfica, há uma preocupação que cresce tanto quanto o acesso dos brasileiros à tecnologia: uma epidemia de miopia entre os mais jovens. É o que ressalta o oftalmologista Luiz Felipe Diniz, do Hospital Brasileiro de Olhos (HBO), em Brasília: “É uma tendência do mundo moderno”.

Por BravissimoS / Shutterstock.com

Os dados não são apenas preocupantes, eles pedem uma urgência no comportamento, pois de acordo com o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), 1 em cada 5 crianças em idade escolar, sofre com algum problema na visão.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Especialistas descobrem que praticar esporte e brincar ao ar livre previnem a miopia em crianças

A tendência desse número é o aumento vertiginoso, já que os casos de miopia - campeã no quadro dos doenças relacionada aos olhos - só aumenta cada vez mais. A OMS (Organização Mundial de Saúde) já considera a miopia a epidemia do século.

Por Iren_Geo / Shutterstock.com

O uso constante de computadores e smartphones (mais de seis horas diárias) faz com que o problema se agrave, especialmente nas crianças e em adolescentes.

Há um fator determinante na relação entre a juventude e o crescimento da miopia: não apenas pelo fato de que haja o uso irrefreável da tecnologia digital, mas também pela falta de atividades ao ar livre entre as crianças e os adolescentes. Esse também tem sido um fator determinante para o aumento da epidemia de miopia no mundo inteiro.

O médico oftalmologista Geraldo Canto, de Curitiba explica em entrevista ao Correio Brasiliense que a nossa visão depende de estímulos:

“Um mecanismo de nossa visão, chamado de acomodação, nos permite olhar objetos distantes e focar com nitidez objetos próximos. Esse foco é feito com a contração do músculo ciliar, o anel no meio do olho para visão a distância. O excesso de esforço pode gerar fatores associados ao aumento da miopia”.

Esse esforço acontece quando nós forçamos a vista para ver vídeos em celulares ou até mesmo digitar. Por isso que é complicado controlar e erradicar esse mal do mundo moderno.

Por Evgeny Atamanenko / Shutterstock.com

Há como amenizar com essas dicas

- Incentive as crianças a brincarem em ambientes externos todos os dias, por pelo menos 1 hora;

- Celulares, tablets e até livros não pode ser aproximados demais do rosto. Eles precisam estar, no mínimo, a 30 cm de distância do rosto;

- Não se debruçar sobre o objeto de leitura;

- Manter a distância da tela do notebook ou do computador de pelos menos 50 cm da face, no mínimo;

- Sempre que estiver usando esses objetos, fazer uma pausa a cada 20 minutos e olhar para objetos distantes por pelo menos 20 segundos;

- Crianças menores que 5 anos não devem passar mais que uma hora por dia utilizando celulares e tablets. Não é recomendável que crianças menores de 2 anos tenha acesso a esse equipamento.

Por Fleuraya / Shutterstock.com

Seguindo essas dicas você pode estar prevenindo que seu filho vire parte dessa estatística preocupante.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: A miopia está virando uma epidemia? Cientistas acreditam que sim


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.