Como salvar a vida de um bebê que se engasgou ou parou de r

INSPIRAÇÃO

Como salvar a vida de um bebê que se engasgou ou parou de respirar?

Date March 19, 2018 14:40

As crianças, particularmente aquelas com idade entre 1 a 5, colocam objetos em sua boca. Por mais que você se preocupe, esse é um considerado um modo normal de como elas exploram o mundo. E, além da problema que faz nossa mente ficar perturbada (que elas peguem algum tipo de doença por conta dos germes e micróbios), há um problema maior: alguns objetos pequenos são do tamanho certo para ficarem presos nas vias aéreas dos bebês e causarem asfixia.

A melhor maneira de evitar isso é garantir que objetos pequenos como estes sejam mantidos fora do alcance de seu filho. Mas, por mais que sejamos cuidadosos, nossos filhos pode engasgar e até mesmo sufocar com algo. Na maioria dos casos, você ou outra pessoa verá seu filho engolir o objeto que causa asfixia.

Elena Stepanova / Shutterstock.com

Pode haver outras razões pelas quais as crianças começam a tossir e se engasgar. Pode ser por causa da amamentação, água e até mesmo saliva. Se o seu bebê começar a tosse de repente, não estiver doente e, principalmente, tem o hábito de colocar objetos pequenos na boca, há uma boa chance de que eles estejam engasgando ou acabou de amamentar (ou beber algo).

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Bombeiros salvam do incêndio um casal de cachorros e seus oito filhotinhos

Dicas para ajudar uma criança engasgada

Marko Poplasen / Shutterstock.com

- Se você pode ver o objeto, tente removê-lo com apenas dois dedos (polegar e indicador). Mas, cuidado! Não puxe cegamente ou repetidamente com os dedos. Você poderia piorar as coisas, empurrando o objeto para dentro e dificultando a remoção. Faça com calma e muita, mas muita atenção;

- Se seu bebê está tossindo alto, não há necessidade de forçá-lo. Incentive-o a continuar a tosse e fique ao o seu lado, sem deixá-lo sozinho. Se ele começar a chorar, é um bom sinal;

- Se a tosse não for efetiva (se for silenciosa, seca ou não o permitir respirar corretamente), você deve procurar ajuda imediatamente, principalmente se eles ainda estão conscientes.

- Se o seu filho ainda está consciente, mas ele não consegue tossir, use os métodos seguintes:

Para bebês menores de um ano: sente-se e deite seu bebê com o peito para baixo, ao longo de suas coxas, apoiando a cabeça com a mão. Dê até cinco pancadinhas firmes com o calcanhar de uma mão no meio das costas (entre as omoplatas).

Para crianças com mais de um ano: coloque a criança com o peito para baixo em seu colo como faria com um bebê. Se isso não for possível, apoie seu filho em uma posição inclinada para a frente e dê cinco golpes firmes nas costas dele (entre ​​as omoplatas).

Se as pancadinhas não aliviarem o engasgamento e seu bebê ou criança ainda está consciente, faça até cinco compressões no tórax (como demonstra o vídeo abaixo), isso criará uma tosse artificial, aumentando a pressão no tórax e ajudando a desalojar o objeto ou expulsar o líquido.

Criança inconsciente por causa de um engasgamento

Se uma criança sufoca e fica  inconsciente, coloque-a em uma superfície firme e plana e chame por ajuda. Ligue para para 193 ou 192, coloque o telefone no viva-voz para que suas mãos estejam livres.

Não abandone a criança em nenhum momento!

Siga todas as instruções dadas pelos profissionais de saúde que estão vão te dar todas as orientações necessárias!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Este malandrinho pensou que poderia burlar a máquina, mas depois tiveram que chamar os bombeiros (vídeo)