Cientistas apontam que cada medo em específico pode revelar a personalidade das pessoas

Animais

December 29, 2017 18:16 By Fabiosa

Todo mundo tem medo de alguma coisa - salvo quem tem algum tipo de disfunção emocional ou perceptiva - e um número razoável de pessoas tem uma aversão tão irracional diante de certas condições, animais e até mesmo, personagens, que é difícil até de descrever o que sentem.

Sejam aranhas, cobras, lagartos, baratas, palhaços, dependendo do sujeito e do momento, ele vai mostrar vulnerabilidade perante a algum desses "seres indesejados". Com certeza você conhece alguém que só de olhar para determinado animal, mesmo que seja em vídeo, já fica emocionalmente descontrolado.

Os cientistas então decidiram pesquisar o porquê alguns medos se transformam em fobias mais facilmente do que outros e esse levantamento revelou traços da personalidade dos indivíduos envolvidos.

Vamos conferir os resultados?

1. Palhaço

Nomad_Soul / Shutterstock.com 

VEJA TAMBÉM: Por que as pessoas ficam paralisadas por causa do medo? Bom, tudo começou na pré-história

Se você teme palhaços, saiba que 10% de toda a população tem coulrofobia. De acordo com a Universidade de Sheffield, o medo que sentimos de palhaços está na incapacidade de ler suas expressões para antever seus atos. Um medo inconsciente manifestado na nossa fisiologia.

"Dado que ler expressões faciais tem sido chave para a sobrevivência, nossa incapacidade para discernir as expressões dos palhaços (e as suas verdadeiras intenções) embaixo da maquiagem que cobre seu rosto gera suspeitas automáticas", explicou uma Carlin Flora à revista Psychology Today das responsáveis pelo estudo. .

Personalidade de quem tem medo de palhaço

Quem tem ao menos uma certa agonia em encarar palhaços, valoriza franqueza e atitudes mais honestas. Para essa pessoa, a transparência e sinceridade são virtudes que ela costuma praticar e gostaria que as pessoas retribuíssem da mesma forma.

2.Sangue

gettyimages

Pessoas que sofrem de hemofobia (ou medo de sangue) podem ficar enjoadas, fracas ou ter a pressão arterial aumentada (com aumento dos batimentos cardíacos) ou ter o menor contato visual com sangue.

De acordo com o especialista em neurociência, Jordan Gaines, "desmaiar ao ver sangue pode ser um reflexo primitivo guardado profundamente no nosso cérebro".

Personalidade de quem tem medo de sangue

Se você é daquelas pessoas que não consegue ver nenhum tipo de substância que remeta ao sangue, isso pode significar que o seu instinto de proteção é superior ao da maioria das pessoas. Pessoas com essa fobia são mais recatadas e recolhidas do que o usual.

3. Cobras

gettyimages

Medo de cobras tem muita relação ao reflexo inconsciente de tentar proteger os outros.

"Os humanos e outros primatas têm predisposição à aquisição de temores de criaturas que alguma vez ameaçaram a vida dos nossos ancestrais", explica o artigo científico publicado ma Psychology Today.

Personalidade de quem tem medo de cobra

Pessoas que tem aversão à cobras, têm as características louváveis de quem preconiza as relações que possui.

4. Aranhas

gettyimages

Esse é um dos medos mais comuns. Uma pesquisa feita no Reino Unido mostrou que mais de 30% das mulheres e cerca de 20% dos homens têm em determinado grau medo de aranhas. O problema é que as aranhas estavam presentes desde os primórdios da revolução humana e era um questão de evoluir ou não encontrar uma aranha rapidamente.

Conservamos esse instinto até hoje como uma questão de sobrevivência.

Personalidade de quem tem medo de aranha

Apesar de parecer o inverso, pessoas com aracnofobia têm as características de liderança mais latentes.

5. Germes e bactérias

peshkova / Depositphotos.com

Os cientistas chegaram à conclusão que o medo de micro-organismos se dá por conta de um trauma causado por uma doença (seja vivida ou presenciada). "Isso cria uma espiral viciosa na qual o paciente preocupa-se cada vez mais em estar limpo e é incapaz de se livrar satisfatoriamente do contaminante", afirma com veemência o especialista Dean McCay.

Personalidade de quem tem medo de germes e bactérias

Se você tem esse medo em particular, você gosta das coisas ordenadas; cada uma no seu lugar e abomina sujeira, bagunça e desordem.

E aí? alguma dessas bater com as suas características? Comenta aí embaixo contando para a gente qual é o seu medo!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Estas são as 10 coisas mais infectadas que temos em casa! Fique ligado em como se proteger de bactérias do mal