3 mitos duvidosos sobre o funcionamento do cérebro humano

3 mitos duvidosos sobre o funcionamento do cérebro humano

Notícias

September 30, 2017 19:01 By Fabiosa

Nossa mente trabalha de maneiras bem misteriosas, não é mesmo? Como nosso cérebro funciona ainda é um verdadeiro mistério para a humanidade, e isso faz com que várias lendas urbanas acabem nascendo por aí, rodeadas por notícias falsas que acabam enganando muita gente.

Mas recentemente um livro brasileiro desbancou uma penca dessas lendas e mitos, e a gente separou os mais interessantes para você ver. É incrível a criatividade de certas pessoas, não é mesmo?

Luminelmages/Shutterstock

1. Usamos só 10% do cérebro

Essa é uma das mais famosas balelas sobre o cérebro, já que na verdade, usamos 100% dele o tempo todo, afinal de contas, por mais que esse órgão seja pequeno comparado a massa corporal, ele ainda consome quase 20% da energia do organismo inteiro.

2. O neurônio é a célula única do cérebro

Sim, os neurônios são importantes, mas eles não estão sozinhos no cérebro, afinal, eles dividem espaço com várias outras células, como as células da glia, um grupo de células cheio de habilidades únicas, entre elas, armazenar sua memória.

3. Certas coisas só se aprende até os 3 anos de idade

Essa é antiga. Por muitos anos se acreditou que esse período era crítico para a aquisição de novos conhecimentos, como a linguagem. Isso acontece porque após o terceiro ano o número de sinapses do cérebro diminui, mas nada impede que alguém aprenda algo depois.

Recomendamos para você: Você quer dormir bem e sem remédios? Veja aqui sete dicas!