Fotógrafo faz ensaio com burca para levantar debate sobre i

INSPIRAÇÃO

Fotógrafo faz ensaio com burca para levantar debate sobre islamofobia

Date September 20, 2017 13:30

Você com certeza já viu alguém, seja na televisão, em revistas ou até mesmo andando na rua vestindo uma burca, não é mesmo? A vestimenta islâmica que cobre o corpo inteiro ainda é muito polêmica, até mesmo entre os muçulmanos.

Em alguns países o seu uso é obrigatório e em outros ela até chegou a ser proibida por "questões de segurança". Na Austrália inclusive existe um grupo político que vem lutando arduamente para extinguir o uso de burcas. A confusão é tanta que uma senadora foi a uma sessão no Parlamento usando a veste, o que causou muito alvoroço por lá.

A islamofobia é algo sério e que vem crescendo cada vez mais por conta dos atentados realizados por membros do estado islâmico extremista. Para combater esse preconceito um fotógrafo australiano chamado Fabian Muir produziu uma série chamada Urba Burqa, onde ele fotografou uma muçulmana vestida com uma burca azulada nos mais diversos cenários e situações de nosso cotidiano.

"Protestar contra julgamentos gerais baseados em crenças, origem ou aparência é a minha intenção", disse ele.

Muitos muçulmanos acreditam que o livro sagrado islâmico, o Alcorão, e outras fontes de estudos, exigem que homens e mulheres se vistam e se comportem modestamente em público. No entanto, a burca não é especificamente mencionada no Alcorão, e existem interpretações diversas sobre o que os livros dizem.

Confira o trabalho de Fabian!

Fabian Muir

Fabian Muir