No trânsito do Japão, a cor azul do semáforo pode ser est

DICAS

No trânsito do Japão, a cor azul do semáforo pode ser estranha, mas significa verde

Date November 17, 2017 22:23

Os motoristas brasileiros que pretendem viajar para outros países sempre ficam em dúvida sobre a validade do documento nacional no exterior. Para a alegria de muitos, a nossa CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é aceita na maioria dos países da Europa, América Latina e Estados Unidos. E ela não só é aceita, como é exigida quando alguém vai querer alugar um carro lá fora.

Veja também: William Bonner desabafa sobre severas críticas que vem recebendo nas redes sociais

A aceitação do documento brasileiro acontece porque as leis de trânsito no exterior são praticamente iguais, com diferenças de algumas sinalizações, principalmente em países da Ásia e no Reino Unido. Esse último é um dos locais onde o brasileiro enfrenta mais desafios. Isso porque, por lá, a mão em que os carros andam é diferente da nossa.

Já na Ásia existe um país que tem uma sinalização bastante curiosa. É o Japão.

Na Terra do Sol Nascente, alguns locais trocam a cor verde dos semáforos por azul. E a explicação para isso é bastante antiga e curiosa. Para começarmos, precisamos entender que em um passado muito distante, o idioma japonês possuía palavras apenas para quatro cores básicas (preto, vermelho, azul e branco).

Dessa forma, quando alguma coisa era verde, a pessoa precisava apelar para o termo mais próximo dessa cor, ou seja, azul No ano 1000 d.C. o idioma foi expandido e, dessa forma, foi criado o termo “midori”, usado para as palavras broto e brotar. Ele então foi associado à cor verde. Mas como no Japão muitas pessoas zelam pela tradição, em muitos casos o vocábulo referente à cor azul continua sendo usado como referência à cor verde.

#夜景 #instagood #nightshot #yokohama #イルミネーション #冬 #綺麗 #景色 #インスタ映え #japan #写真

Uma publicação compartilhada por 藤本明 (@akira540505) em

Para tentar se enquadrar na legislação de trânsito internacional, o governo japonês determinou que todos os semáforos do país deveriam ter a cor verde com o tom mais próximo do azul possível.

1228 #bluetrafficlight #intersection #bridge #night #夜#交差点

Uma publicação compartilhada por ゴンズァレス (@___wakaranai___) em

Por isso, se você for dirigir por lá, não estranhe passar em algum cruzamento com a cor azul no lugar da verde e siga em frente quando ela acender.

Ivete Sangalo vira youtuber e fala sobre um comportamento que deixa seu marido envergonhado