Cansaço e dor de cabeça podem ser sintomas de deficiência

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Cansaço e dor de cabeça podem ser sintomas de deficiência de vitaminas do complexo B

Date September 30, 2017 14:20

Todo mundo já teve momentos em que se sentiu cansado, indisposto e com uma dificuldade de concentração. Essas são sensações naturais de todo o ser humano, mas quando isso começa a ser mais frequente do que se imagina, é bom acender o sinal de alerta e procurar um médico. Isso porque, a pessoa pode estar com falta de alguma vitamina do complexo B, que é responsável pelo bom funcionamento do organismo. Além desses sintomas, outras ocorrências também pode alertar sobre a ausência de alguma vitamina. São sintomas como diarreia, unhas e cabelos enfraquecidos, inchaço nos pés e perda de apetite, que devem ter uma atenção especial.

Conheça um pouco mais das funções de cada uma das vitaminas que compõem o complexo B:

Shutterstock/Kavun Halyna

Vitamina B1

Essa vitamina é conhecida como antiestresse. Ela atua em funções celulares e também protegem o sistema imunológico. A falta desse componente pode causar baixa concentração, falta de ar e inchaço nos pés.

Vitamina B2

Esta vitamina é forte aliada na prevenção de doenças como câncer e problemas relacionados ao sistema nervoso, pele, boca e olhos. Ela é encontrada em alimentos como o leite e seus derivados.

Shutterstock/Umpaporn

Vitamina B3

Essa é perfeita para quem tem problemas de colesterol. O motivo é que ela baixa os níveis de colesterol e controla o diabetes. Este componente é encontrado nas carnes de peixe, boi e frango. A falta dessa vitamina pode causar alergias, diarreia e falta de apetite.

Vitamina B5

A vitamina B5 colabora para o desempenho de funções como a produção das hemácias do sangue. A falta desse elemento pode causar dor de cabeça, gases e câimbra.

Vitamina B6

Essa vitamina é responsável pela produção de serotonina, agente neurotransmissor que afeta o nosso humor, de forma positiva. Ou seja, ela é responsável pelo bom humor. Além disso, a vitamina B6 colabora na regulagem do sono. Ela é altamente recomendável para mulheres que estão no período da menopausa, regulando os níveis hormonais.

Shutterstock/NatchaS

Vitamina B7

A B7 é responsável por deixar os cabelos, unhas e pele mais bonitos. A falta deste elemento pode causar dores musculares, manchas na pele e cansaço fora do comum.

Vitamina B9

Também conhecida como ácido fólico, essa vitamina é bastante indicada para mulheres grávidas, por ser responsável pela formação de glóbulos vermelhos e brancos. A falta dessa vitamina pode causar dores de cabeça, tontura e falta de ar. Ela pode ser encontrada na soja, feijão e na batata.

Vitamina B12

Os benefícios dessa vitamina são inúmeros. Entre eles, vale destacar o auxílio da parte muscular do corpo, além de prevenir uma série de doenças. A ausência dessa vitamina pode causar tontura, cansaço e formigamento nas pernas.

Recomendamos para você: Tatá Werneck ganha beijo de Rodrigo Hilbert, pede desculpa para Rafael Vitti e ainda rebate acusação de seguidora!