Nem sempre o nódulo mamário é o único sintoma de câncer

Nem sempre o nódulo mamário é o único sintoma de câncer

Saúde e Estilo de Vida

October 14, 2017 15:39 By Fabiosa

O mês de outubro é sempre recheado de notícias relacionadas à prevenção do câncer de mama. Isso porque, este é o período em que o mundo todo traz às luz, as diversas formas de conscientizar as mulheres sobre esse tipo de doença, as formas de prevenção e como fazer o autoexame.

Por causa do Outubro Rosa, ano após ano, mais e mais mulheres são salvas dessa doença, por causa da conscientização e mobilização de diversos setores da mídia e sociedade civil, que vestem a bandeira e saem em busca de alertas sobre os riscos dessa doença.

Além de indicarem o autoexame mensal, diversos institutos também indicam outros cuidados que as mulheres devem seguir para evitar ou descobrirem precocemente essa doença.

Mas, embora, todos os holofotes estão voltados às mulheres, o que pouco se fala é em relação à conscientização masculina para a doença. Por causa disso, pouquíssimos homens acabam ficando sabendo que possuem mamas e que podem acabar acometidos pela doença.

Os especialistas alertam que a prevenção é um sinal de amor a si mesmo e, que perder algum tempinho todo mês se observando, pode poupar não só uma dor de cabeça a si mesmo, como aos seus entes queridos.

Veja mais: Advogada doa próteses de mamas para mulheres que derrotaram o câncer

Além do autoexame ser um grande aliado para a cura total da doença, fazer uma visita anual ao médico ginecologista também é fundamental, porque além de exames de colo de útero que são sempre solicitados, a mamografia e ecografia mamária também fazem parte da bateria e checagens que são feitas. Por elas, pode ser detectadas quaisquer alterações, por menores que sejam.

Caso algum nódulo seja encontrado, não é necessário se desesperar. Isso porque, todos os nódulos devem ser investigados, para só depois começar algum tipo de tratamento, dependendo do nível de gravidade.

Mas já que estávamos falando de autoexame, vamos conhecer algumas alterações nas mamas que podem ser sinais de câncer de mama:

- Vermelhidão na região;

- Coceira em excesso;

- Dores sem motivo;

- Feridas;

- Mamilo invertido;

- Secreção.

Caso você apresente algum desses sintomas, procure um médico.

O propósito deste artigo é meramente informativo. Não há intenção de oferecer recomendações médicas. Fabiosa não é responsável por possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, alteração alimentar, ação ou uso de medicamentos resultantes da leitura e das instruções contidas neste post. Antes de começar qualquer tratamento, consulte um médico. As informações acima não substituem um diagnóstico a ser realizado por uma equipe de profissionais preparados.