7 passos para um detox emocional

NOTÍCIAS

7 passos para um detox emocional

Date 9 de novembro de 2017

Da mesma maneira que escolhemos os alimentos para consumir, devemos também escolher a qualidade das emoções que ¨ingerimos¨ todos os dias. O detox emocional é a limpeza das nossas emoções e da nossa mente. Só com a ajuda dele conseguiremos estar bem e ter uma paz de espírito. Conheça algumas dicas de detox emocional:

1. Evite pessoas, situações e energias negativas

Infelizmente, sempre há pessoas que querem destruir o nosso bem estar, a felicidade e a paz de espírito. Nem sempre é uma coisa consciente. Muitas vezes isso ocorre de maneira inconsciente. Ninguém é perfeito, e, pensando bem, não temos o direito de rotular ninguém como “difícil” ou  “negativo”.  Estas pessoas podem simplesmente estar em uma construção que por si só é contínua. No entanto, alguns parecem que preferem a raiva, a mágoa e até mesmo o ódio - coisas que nenhuma dificuldade na vida explica ou justifica. Portanto, coloque propositalmente o seu equilíbrio psíquico e emocional antes de qualquer outra coisa.

2. Descarregue as tensões diárias

Levar uma vida livre de conflitos é uma decisão. Tanto os conflitos internos quanto os externos fazem parte de nós. Mas existe uma coisa muito curiosa que poucos compreendem: os nossos conflitos externos são nada mais nada menos que uma extensão do nosso mundo interior e dos nossos conflitos internos. Daí a importância de entender o que nos traz tensão e desequilíbrio. O relaxamento mental antes de dormir, massagens relaxantes, alongamentos, conexão com a natureza podem ajudar muito. E a psicoterapia também!

3. Faça a meditação

Acredite se quiser, mas a meditação e o silêncio têm o poder curativo nessa nossa vida corrida e muitas vezes tão caótica. Só meditando a pessoa pode conseguir compreender a sua própria essência e sentir suas reais necessidades. A meditação acalma o cérebro, melhora a qualidade de sono, reduz o estresse e aproxima a gente de si mesmo. 

Está gostando da matéria? Veja também: 8 conselhos de Feng Shui para criar energia positiva em casa

4. Invista em autoconhecimento

Não tem como fazer uma transformação acontecer se não existir um bom autoconhecimento. Só ele pode nos guiar para uma vida equilibrada e consciente. Auto confiança, autoestima e autorrealização chegam na vida de uma pessoa com o autoconhecimento. E saiba que as situações conflituosas e energias negativas precisam ser analisadas primeiro.

5. Aprenda a focar nos recursos disponíveis e não problemas

Se você focar no problema, você verá o problema e mais nada. Por isso a importância de focar nos recursos disponíveis para uma visualização da solução mais rápida. Antecipe mentalmente os resultados e seja proativo para poder facilitar a organização de estratégias e recursos. 

6. Respire com o abdômem 

Quando uma criança nasce, ela respira corretamente, mas, infelizmente, com o tempo esquece de respiração abdominal e respira superficialmente. O nosso corpo pode produzir as endorfinas, hormônio que proporciona sensação de prazer e bem estar, sozinho. Para isso precisamos ter uma respiração profunda e rítmica que possa equilibrar o sistema nervoso autônomo. Respirar corretamente faz parte do detox emocional.

7. Invista em relacionamentos interpessoais 

É preciso construir competências individuais e relacionamentos saudáveis e empáticos. Quando respeitamos as pessoas e temos a responsabilidade com nossas ações perante o outro, tudo parece ficar melhor e mais harmonioso. No final, acabamos criando relacionamentos duradouros e de ótima qualidade.

Gostaríamos de acreditar que estas simples dicas vão trazer mais paz, harmonia e qualidade de vida ao seu cotidiano! Escolha a paz e não haverá erro nenhum! Boa sorte!

Leia também: 13 sinais que o homem está pronto para casar