5 dicas para ser uma colega de trabalho agradável

NOTÍCIAS

5 dicas para ser uma colega de trabalho agradável

Date February 15, 2018 15:06

Passar horas trabalhando com as pessoas inicialmente desconhecidas é inevitável. O que nós podemos fazer é tentar tornar este tempo mais agradável e se esforçar para estabelecer conexões prestativas com os colegas. Veja em seguida 5 dicas que vão lhe ajudar a construir uma relação melhor com os seus colegas e superiores :

1. Diga não às atitudes que não dizem respeito ao trabalho

Mesmo se a sua empresa for muito moderna e liberal, é sempre um local de trabalho que deve ser respeitado. Tome cuidado com atitudes que não estão relacionadas às suas tarefas. Modere o uso de celular, por exemplo, não compartilhe as informações muito pessoais, etc.

2. Melhore a qualidade das conversas com os colegas

Elogie as pessoas, inicie as conversas primeiro, faça o seu melhor para realmente criar uma conexão. Se mostre interessado, peça pelo feedback e leve o último em consideração.

3. Seja mais humana quando for preciso

Uma postura profissional não quer necessariamente dizer ausência de qualquer tipo de laço pessoal com os colegas. Mostre um pouco do seu lado humano sempre que houver oportunidade para isso. Expresse a gratidão.

4. Dê os créditos ao verdadeiro dono das ideia bem-sucedidas

Não dá nem para imaginar um mundo corporativo sem as disputas e competitividade, mas isso não quer dizer que você possa se apropriar da ideia de outra pessoa para se dar bem. Primeiramente, uma conduta dessa seria total falta de ética. Além disso, você pode acabar sendo desmascarada um dia. Portanto, sempre dê os créditos para a pessoa que lhe ajudou a elaborar um trabalho. Dessa maneira você mostrará que tem bastante confiança na sua própria capacidade já que você não precisou esconder a ajuda que recebeu.

5. Compartilhe seus conhecimentos

Se você percebe que algum colega seu está com dificuldades e você sabe a solução para aquele problema, sempre pergunte se ele precisa de alguma ajuda e dê sugestões de como ele pode proceder. Ele ficará grato e provavelmente fará questão de lhe dar os créditos pelas dicas. Você pode usar qualquer tipo de conhecimento, não necessariamente o que diz respeito ao trabalho diretamente. Faça as indicações sempre que puder. Isso lhe ajudará a criar uma conexão mais forte com os colegas.

Querendo ou não, nós passamos muitas horas do nosso dia no trabalho e devemos fazer desse ambiente um lugar agradável. As pessoas precisam confiar em você, mas para isso não é preciso se tornar íntima de todos os seus colegas. Criar relações fortes baseadas em confiança e respeito deve ser suficiente.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 7 motivos que podem explicar a ausência de uma promoção no trabalho