15 cuidados para recém-nascidos que pais de primeira viagem

NOTÍCIAS

15 cuidados para recém-nascidos que pais de primeira viagem devem conhecer

Date February 8, 2018 14:05

Os primeiros 28 dias da vida de bebê são complicados e manter a saúde dele nesse periodo é um grande desafio. Além do mais, os pais de primeira viagem muitas vezes não possuem a experiência para tomar todos os cuidados necessários. Preparamos 15 dicas para ajudá-los nessa tarefa emocionante:

1. Maternidade

O famoso teste do pezinho deve ser feito no hospital ainda, mas ele não é o único. O recém-nascido também deve fazer os testes do olhinho, coraçãozinho e linguinha para identificar as doenças congênitas, síndromes ou qualquer outra ameaça à saúde. A vacina contra hepatite B e a BCG também devem ser feitas.

2. Amamentação

Mesmo se o bebê não sugar ainda, é preciso estimular o contato dele com a pele do seio da mãe para tornar a futura amamentação mais fácil.

3. Visitação

É melhor evitar muitas visitas no início da vida do bebê e só permitir que as pessoas saudáveis façam as visitas curtas de no máximo 15 minutos. Não esqueçam de lavar as mãos antes de pegar o bebê.

4. Silêncio

Os últimos meses foram muito pacíficos e silenciosos para o bebê no útero da mãe. Portanto, a continuação em casa deve ser num ambiente igualmente tranquilo e silencioso. Pelo menos nos primeiros dias de vida do bebê.

5. Banho

Deixe tudo que for necessário pronto antes de começar o banho e saiba que a água da banheira deve estar em 36º.

6. Troca de fralda

No início da vida, os bebês fazem cocô em média 8 vezes por dia. Tente não usar os lenços umedecidos, pois eles contém químicos que irritam a pele do bebê. O algodão e água morna são recomendados nesses casos. No entanto, a fralda não precisa ser trocada toda vez que o bebê fizer xixi.

7. Cordão umbilical

O resquício do cordão umbilical costuma cair lá pelo 15º dia de vida. Até isso acontecer, faça a higienização de sua base, mais próxima da pele, com álcool 70%, a cada troca de fraldas. Se o sangue sair um pouco - não se assuste, é assim mesmo!

8. Pediatra

A primeira visita ao pediatra acontece na primeira semana após a alta hospitalar. As próximas visitas devem ocorrer no 15º dia, no primeiro mês e, depois, mensalmente.

9. Passeios

Os passeios devem ser evitados no primeiro mês da vida. Os ambientes movimentados podem estressar o seu bebê. 

10. Limpar o nariz antes da mamada

Use o soro fisiológico em spray para higienizar o nariz antes da amamentação e não somente quando o nariz estiver escorrendo ou entupido.

11. Limpar as orelhas e os olhos

Os ouvidos podem ser limpos com a ajuda de uma toalha ou um cotonete, mas somente na parte externa da orelha e muito delicadamente. Os olhos devem ser limpos no banho com algodão e água.

12. Não limpe a boca

Não há nenhuma necessidade de lavar o interior da boca, mesmo que haja uma camada de resquícios de leite na língua do bebê.

13. Posição no colo

A cabeça deve estar sempre mais elevada que o resto do corpo por conta do refluxo tão frequente. O bebê deve sempre ser segurado com as mãos.

14. Icterícia

Esse problema ocorre com a boa parte das crianças. A pele do bebê fica amarelada e atinge seu pico por volta do sétimo dia de vida. Mas a cor volta ao normal aos poucos. Caso o amarelo fique muito intenso, consulte o pediatra!

15. Banhos de sol

Os banhos de sol só podem ocorrer com a permissão do pediatra, também devem ser breves, de no máximo 15 minutos diariamente e só nas pernas do bebê mesmo. Lembre-se que a pele dele é muito delicada ainda. De qualquer forma, os horários entre 10 e 16 horas devem ser evitados.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 erros sérios cometidos ao dar banho num recém-nascido


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.