Dor na sola do pé pode ser sinal de no mínimo 6 problemas de saúde

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October 30, 2018 13:42 By Fabiosa

Uma dor na sola dos pés logo ao acordar e levantar da cama é muito mais comum do que imaginamos. Ela pode ser relacionada ao uso de calçados inadequados, principalmente no caso das mulheres. No entanto, o desconforto nessa região também pode ser um sinal dos outros problemas de saúde. Veja os principais:

1. Metatarsalgia

A dor da metatarsalgia geralmente afeta os ossos do metatarso (a região próxima aos dedos), mas também pode ocorrer na sola dos pés. Esta condição desagradável pode aparecer após o uso de calçados que prejudicam essa região ou com a prática de exercícios exageradamente intensos. Se a dor e a inflamação são fortes, o paciente deve usar medicamentos ou fazer fisioterapia para aliviar o desconforto e diminuir um pouco a dor.

2. Fascite plantar

A fascite plantar não é nada mais nada menos do que uma inflamação no tecido fibroso que começa no calcanhar e vai até os dedos da sola do pé. Ela é muito comum entre as pessoas que ficam em pé por tempo prolongado ou fazem esportes de alto impacto. O incômodo maior é geralmente sentido logo cedo pela manhã ao acordar. Isso ocorre pois a região da fáscia plantar fica sem alongamento durante a noite, provocando a dor nas primeiras pisadas do dia.

3. Sesamoidite

Os ossos sesamoides ficam próximos ao dedão na sola do pés e são ligados apenas por um tendão. A sesamoidite ocorre quando esse tecido inflama e a pessoa sofre da dor na sola do pé.

4. Queda do arco do pé

A queda do arco do pé está localizada na parte interna e pode causar dor na sola do pé também. Uma consulta com o ortopedista ou fisioterapeuta será necessária caso esse seja o seu problema.

5. Esporão de calcâneo

O calcâneo é o maior osso do pé que está localizado na parte podal posterior. Às vezes, uma protuberância óssea cresce nele e dói quando apoiamos os nossos pés no chão.

Para evitar a dor nos pés, siga os tratamentos recomendados pelo seu fisioterapeuta. Não use os calçados de sola muito flexível ou plana. Modere no salto alto também. Faça alongamentos e mantenha o peso adequado para a sua altura.

Fonte: Vix

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