Muito calor! Qual temperatura pode levar o ser humano a mort

NOTÍCIAS

Muito calor! Qual temperatura pode levar o ser humano a morte?

Date February 6, 2018 14:06

Com aquecimento global, a temperatura em todo mundo anda ao extremo. Em alguns lugares faz muito frio, além do comum, já em outros, o calor domina a ponto de nos sentirmos dentro de um forno. Mas você sabe qual a temperatura que o ser humano já começa a ter risco de vida?

gettyimages

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Dicas para dormir bem em noites de calor

De acordo com Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), não existe uma temperatura certa para o corpo entrar em estado de colapso. Isso depende de diversas situações, como fatores ambientais, idade e a da saúde de cada pessoa.

O ponto de chegar perto da morte é quando o indivíduo começa a perder volume e, assim, não resistiria por muito tempo. Ele, quando está submetido a altas temperaturas sofre de hipertermia e seus sintomas são suor, desidratação, boca seca, pele flácida e parada do funcionamento dos órgãos. Já em baixa temperatura, o corpo sofre de hipotermia e tem como sintomas tremor e contrações dos músculos.

gettyimages

Uma pessoa exposta a uma temperatura de 42ºC, já pode morrer por insolação e no caso do frio, aos -44ºC, se estiver com pouca roupa, começa a congelar.

O estudo revela que isso depende, também, do clima de cada região. Um exemplo, quem mora em São Paulo, 28ºC, já podem levar as pessoas a morte e é estimado cerca de mil óbitos por ano por essa causa. Já quem mora em Teresina, as pessoas aguentam mais calor, lá é comum marcar mais de 34ºC, então podem morrer de frio com 25ºC.

gettyimages

Para as duas situações, os cientistas alertam, sempre se hidratar, pois a desidratação leva a morte e os primeiros sinais são urina escura e concentrada e a sensação de língua e pálpebras secas demais.

O corpo não vive sem água e, assim, o sangue começa a se concentrar e pode formar coágulos e aumentar a pressão sanguínea, causando infarto e arritmia.

Dica para evitar estes casos, é se hidratar muito e evitar atividades físicas nos períodos mais quentes do dia, entre 10h e 16h.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Efeitos do banho quente na queima de calorias e no açúcar do sangue


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.