8 condições que mudam ou atrasam sua menstruação

Notícias

O ciclo menstrual passa por várias mudanças ao longo da vida de uma mulher. No entanto, é preciso prestar muita atenção e consultar um médico em caso de atrasos longos, muitas dores entre outros sintomas gritantes. Descubra o que pode estar se escondendo por trás das alterações menstruais:

1. Tireoide

Qualquer alteração na glândula da tireoide, a principal responsável pela produção hormonal, pode causar atrasos na menstruação. Exames clínicos são indicados nesse caso para detectar se a mulher tem o hipotireoidismo ou hipertiroidismo.

2. Estresse

Fatores emocionais como estresse e ansiedade também impactam o ciclo menstrual porque desencadeiam a liberação de hormônios que podem provocar alterações na menstruação.

3. Amamentação

Outro motivo possível é a amamentação, pois nesse período da vida da mulher o organismo libera hormônios que inibem parcialmente a ovulação.

4. Obesidade

Obesidade deixa o ciclo menstrual das mulheres irregular também. O aumento da gordura corporal e alterações no metabolismo interferem no funcionamento da hipófise. E a última regula a liberação dos óvulos.

5. Ovários policísticos

Outro motivo considerado bastante grave é a Síndrome dos Ovários Policísticos que provoca mudanças drásticas no ciclo menstrual. Essa condição ocorre quando a mulher produz certos hormônios em grandes quantidades.

6. Esporte

As atividades físicas em exageradas fazem com que o corpo desligue temporariamente o que considera uma função menos essencial que é a menstruação.

7. Sono

As mudanças nos hábitos noturnos que mudam o sono também provocam atrasos na menstruação, pois afetam o relógio biológico.

8. Endometriose

A endometriose deve ser investigada quando a mulher sente as cólicas menstruais muito fortes e persistentes.

A mudança de quantidade de sangue na menstruação deve ser investigada também, pois pode indicar problemas como cistos nos ovários, desequilíbrio hormonal, fibromas, pólipos uterinos, problemas de coagulação, etc. Consulte um médico e faça os exames em todos os casos mencionados acima.

Fonte: Vix

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 coisas estranhas que acontecem durante a menstruação


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.

Recomendamos