10 maneiras de ficar mais próximo ao seu filho

Notícias

Os adultos têm tantas coisas para serem feitas e decisões para serem tomadas, que muitas vezes esquecem de fazer as coisas pequenas que fariam toda a diferença na vida de quem já é um pai. 

É preciso aproveitar a companhia das crianças e se doar por inteiro. Quando as crianças crescerem é desses momentos, que também são responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo e emocional, que elas vão se lembrar. Além do mais, as crianças que têm vínculos fortes com os pais se relacionam melhor com as pessoas e estudam de maneira mais eficiente. Vale ressaltar também que os momentos de cumplicidade ajudam muito para conhecer o seu filho. Temos certeza de que você vai se surpreender com ele. Veja em seguida as 10 coisas para fazer com as crianças:

1. Tenham tradições familiares

Já foi comprovado que as crianças se sentem mais seguras quando têm rotinas bem estabelecidas. Você pode cantar uma música para o seu filho, servir um café da manhã diferenciado, relaxar juntos, etc.

2. Passeie com os filhos

Passar um dia com a família pode virar uma coisa inesquecível. Essas recordações muitas vezes ficam para sempre e não desaparecem nem na vida adulta. As memórias afetivas dessa fase podem não estar acessíveis à consciência, mas elas continuam presentes. Seja criativo na hora de escolher o programa para passar com o seu filho.

3. Leia para o seu filho

Crie um clima especial com as almofadas no chão e meia-luz. Quando estiver lendo, faça o seu melhor, interpretando a história em vozes diferentes e estimulando a imaginação da criança.

4. Faça um acampamento na sala

Nem é preciso falar que as crianças adoram uma aventura e você pode conseguir criar um clima aventureiro sem grande esforço. Uma tenda improvisada com os lençóis pode virar a melhor lembrança da infância e ajudar a desconectar o filho de todos os eletrônicos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Fonte: Mitos sobre a criação de filhos bilíngues e ideias criativas para que os filhos aprendam dois ou mais idiomas

5. Façam cursos juntos

São muitas as opções: artes, natação, música, artesanato, etc. Existem vários estabelecimentos hoje em dia que oferecem cursos destinados a filhos e pais. 

6. Brinquem

Podem ser umas brincadeiras com tintas, blocos de montar, etc. Seja um pouco mais espontâneo e criativo ao lado do seu filho.

7. Deixe que ele lhe ajude em algo

Desde que as atividades sejam seguras, não há nada de errado de criança participar das tarefas domésticas. Ela vai se divertir e até melhorar a coordenação motora, desenvolvendo o senso de responsabilidade e cooperação.

8. Seja atencioso com as sutilezas que as crianças fazem

Aprenda a reconhecer os sinais que seu filho envia, preste atenção nos gestos e expressões corporais. A criança se sentirá segura por ser compreendida.

9. Tirem fotos e façam vídeos

Tenham álbuns de fotos da família e de vez em quando passam um tempinho vendo as fotos antigas. Não esqueçam também de tirar as novas e de fazer os vídeos. Isso vai virar uma ótima oportunidade de recordação no futuro.

10. Não economize beijos e abraços

Demonstrar o afeto fisicamente é uma ótima maneira de manter uma relação próxima com a criança. Além do mais, o toque estimula terminações nervosas na pele que promovem o bem-estar.

E nunca esqueça que o que realmente importa é estar juntos!

Fonte: Revista Crescer

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Às vezes, discutir é inevitável. Se você tiver filhos, você precisa admitir o que aconteceu

Recomendamos