11 necessidades que indicam um grande vazio na alma

NOTÍCIAS

11 necessidades que indicam um grande vazio na alma

Date December 26, 2017 13:43

Segundo o psicólogo e escritor Bernabé Tierno,  as seguintes necessidades causam vazios em nossas almas e, consequentemente, trazem a ansiedade e estresse, portanto, precisam ser controladas:

1. A necessidade de se sentir importante

Essa necessidade é o resultado da falta de autoestima. A pessoa que sente esse desejo quer compensar a falta de amor próprio. Ela simplesmente não se ama o suficiente. O desejo moderado de ser notado é absolutamente normal. O problema ocorre quando ele vira algo incontrolável.

2. A necessidade de se preocupar por tudo

As pessoas que sentem essa necessidade são extremamente negativas, pois conseguem ver o mal somente. Parece até que elas não são capazes de ver as coisas boas, somente as ruins. Elas espalham a negatividade e preocupação. Mas o que é pior disso tudo é que não dá nem para discutir com elas, pois é possível se contaminar com sua negatividade.

3. A necessidade de ser amado

O amor acontece espontaneamente e é uma grande força. Ele não pode ser controlado. Não tem como exigir de alguém que nos ame. Se a pessoa sente necessidade de ser amada, ela provavelmente não ama a si mesma.

4. A necessidade de ter a razão a qualquer custo

É uma necessidade que faz com que as pessoas sempre queiram ter a razão, fazendo de tudo para que os outros concordem com o que elas dizem ou pensam. O motivos para esse comportamento é simples: se elas não têm a razão ou não recebem a aprovação, acabam se sentindo desprotegidas.

5. A necessidade de ser a vítima

Uma verdadeira vítima sente indignação, vergonha e medo pela situação que passou. Já as pessoas que desempenham o papel de vítima só querem se tornar o centro das atenções. Isso também é indício de vazio na alma.

6. A necessidade de destacar os defeitos alheios

É engraçado, mas as pessoas que mais criticam - não suportam ouvir a crítica, não assumem as próprias imperfeições e preferem focar nos defeitos dos outros.

7. A necessidade de ter os bens materiais

Comprar as coisas desnecessárias e desejar muito os bens materiais representa um grande vazio na alma. Acredite, maior a vontade de ter as coisas - maior o vazio interno. É preciso focar mais na riqueza de espírito, intelecto e sentimentos!

8. A necessidade de se sentir superior aos outros

O amor próprio não deve ser confundido com o egoísmo. É preciso se amar de forma normal e saudável, se preocupando com as outras pessoas também.

9. A necessidade de descarregar a raiva e de culpar os outros

Quando alguma injustiça acontece, é mais que normal sentir a raiva e indignação. Mas, muitas vezes, a raiva é usada para alimentar o ego e encobrir os próprios erros. Nesses casos a raiva perde o seu propósito nobre e vira um simples indicador de vazio na alma da pessoa que a sente.

10. A necessidade de ser perfeccionista

Esta necessidade oferece o maior perigo de todas, pois traz a ansiedade, estresse e baixa autoestima. Para um perfeccionista nada parece ser bom o suficiente. Esta insatisfação produz o estresse e exaustão. Os defeitos precisam ser avaliados sem virar o foco da vida toda já que cada pessoa tem virtudes também. 

11. A necessidade de transferir a responsabilidade

As pessoas que adoram trasferir a responsabilidades fazem parte do grupo de pessoas passivas. Elas têm medo por se sentirem inferiores.


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.