Razões para não beber água gelada

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Razões para não beber água gelada

Date 24 de outubro de 2017

As pessoas costumam tomar água gelada no Brasil, principalmente no verão. É um hábito muito comum. Para muitos é uma forma normal de refrescar o corpo que vira necessidade nos tempos de muito calor. No entanto, apesar de ser tão comum, é um hábito altamente prejudicial para saúde e traz as consequências não muito boas.

Ingerir água gelada atrapalha o funcionamento natural do suco gástrico, provocando diversos problemas a longo prazo. Os especialistas constataram que o recomendável é beber água em temperatura natural. Aqui estão algumas razões bem fortes para isso:

1. Tomar água gelada atrapalha a digestão

Água restringe a digestão e atrapalha o processo natural de absorção de nutrientes durante a digestão. Por isso não é recomendável tomar água durante as refeições, pois pode ocorrer o oposto daquilo que se espera - uma desidratação. A temperatura normal do corpo é de 37ºC e, quando tomamos algo muito gelado, o corpo compensa isso gastando energia para regular a temperatura. Essa energia é roubada do processo de digestão e absorção de nutrientes.

2. Tomar água gelada causa dor de garganta

Água gelada aumenta a probabilidade de dor de garganta e nariz entupido, pois as pessoas que têm este hábito ficam muito vulneráveis a muitas infecções inflamatórias.

3. Tomar água gelada inibe decomposição de gordura

É preciso esperar no mínimo 30 minutos depois de uma refeição para tomar água. Foi comprovado que uma pessoa que bebe muita água gelada logo depois de consumir alimentos, tem dificuldade para decompor as gorduras indesejadas.

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4. Tomar água gelada diminui a frequência cardíaca e  dá um choque no corpo

Quando se consome água muito gelada, suas baixas temperaturas estimulam o nervo vago, fazendo com que o rítmo dos batimentos diminua. Não é bom ingerir água gelada depois de fazer exercícios também. Somente água natural serve logo depois de treinar para evitar o choque e as dores crônicas no corpo.

Por tanto, podemos afirmar que o consumo de água natural (em temperatura ambiente) traz muitos benefícios, uma hidratação melhor e uma digestão mais rápida, conduzindo desta maneira o melhor estímulo de enzimas digestivas naturais.

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