“Dor de lado”, um incômodo comum quando realizamos atividade físicas

“Dor de lado”, um incômodo comum quando realizamos atividade físicas

Saúde e Estilo de Vida

November 20, 2017 12:47 By Fabiosa

Sabe aquela dorzinha no abdomêm perto das costelas que muita gente sente quando faz exercícios?

Muita gente a chama de “dor de lado”, mas o nome dela é “dor abdominal transitória relacionada ao exercício” e ela aparece, principalmente, quando realizamos atividades físicas intensas e aeróbicas.

kikovic / Shutterstock.com

A dor não é privilégio só de esportistas amadores, muitos atletas profissionais sentem o incômodo durante seus treinos.

Entenda um pouco mais sobre essa dor e saiba como se prevenir.

Supavadee butradee / Shutterstock.com

A verdade é que não existem provas científicas sobre o motivo que causa esse tipo de dor, mas existem diversas teorias a respeito.

Um dos poucos estudos sobre a dor aponta as atividades em que ela costumam aparecer com mais frequência: em primeiro lugar aparece a natação com 75% dos episódios, em seguida vem a corrida com 69% , logo depois a equitação com 62%, as atividades aeróbicas aparecem com 52%, seguidos pelo basquete e o ciclismo com 47% e 32% respectivamente.

Veja também: Especialista garante: é possível deixar de ser sedentário e correr sem sofrimento

A hipótese mais aceita é que a dor abdominal transitória esteja ligada ao consumo de bebidas e alimentos antes e durante as atividades físicas, e o ritmo respiratório durante os treinos.

Especialistas aconselham a evitar alimentos gordurosos antes dos exercícios físicos, ingerir bebidas com moderação durante a atividade e tentar manter uma respiração regular enquanto pratica alguma atividade física.

Mas o que fazer quando a dor aparece?

Steven Leon Day / Shutterstock.com

Profissionais do esporte afirmam que o incômodo desaparece quase que automaticamente quando paramos ou diminuímos a atividade que estamos praticando, então o conselho é desacelerar o ritmo do exercício ou mesmo interrompê-lo completamente, se inclinar para frente e respirar profundamente.

Fonte: Notícia Alternativa

Recomendamos para você: 4 atividades que queimam mais calorias do que a corrida


O propósito deste artigo é meramente informativo. Não há intenção de oferecer recomendações médicas. Fabiosa não é responsável por possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, alteração alimentar, ação ou uso de medicamentos resultantes da leitura e das instruções contidas neste post. Antes de começar qualquer tratamento, consulte um médico. As informações acima não substituem um diagnóstico a ser realizado por uma equipe de profissionais preparados.