Estudo revela que 36 % dos alimentos que os brasileiros cons

NOTÍCIAS

Estudo revela que 36 % dos alimentos que os brasileiros consomem contêm resíduos de agrotóxicos

Date November 2, 2017 17:23

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, agrotóxico possuem “grande potencial de atingir o solo e as águas, principalmente devido aos ventos e à água das chuvas e além disso, qualquer que seja o caminho do agrotóxico no meio ambiente, invariavelmente o homem é seu potencial receptor” e seu consumo pode causar entre outros problemas, alterações hormonais, comprometimento da tireoide, e até câncer.

fotokostic / Depositphotos.com

No final do mês de outubro, uma pesquisa inédita divulgada pelo Greenpeace revelou que 36 % dos alimentos que os brasileiros consomem contêm resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima do limite.

Veja também: Saiba quais são os alimentos campeões em agrotóxico

O estudo foi feito em setembro com produtos adquiridos em feiras centrais de abastecimento do São Paulo e Brasília. Os alimentos analisados são bastante comuns na dieta de muita gente, são eles: arroz branco, arroz integral, feijão preto, feijão carioca, mamão formosa, tomate, couve, pimentão verde, laranja, banana nanica, banana prata e café.

sasimoto / Depositphotos.com

Foram enviados e testados 113 quilos de alimentos no Laboratório de Resíduos de Pesticidas do Instituto Biológico de São Paulo e segundo o estudo o resultado é preocupante pois foram encontrados "agrotóxicos não permitidos para determinadas culturas e casos em que foram encontrados limites acima dos máximos estipulados por lei".

Apesar de assustador, o resultado era esperado. “Os dados foram bem parecidos com o que o programa da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vem encontrando. Mais da metade do que a gente come tem resíduo", explica a engenheira agrônoma Marina Lacorte.

Mas se esses resíduso fazem tão mal a saúde e são encontrados em tantos alimentos, o que podemos fazer?

Existem procedimentos que podem minimizar significativamente o problema, por exemplo, lavar bem os alimentos e retirar suas casacas, isso não retira totalmente o agrotóxico, mas dimimui consideravelmente a quantidade.

belchonock / Depositphotos.com

A utilização de vinagre ou cloro na lavagem também ajuda a matar micro-organismos, mas a saída mais efetiva é apelar para alimentos orgânicos comprados em locais de confiança e que você saiba a procedência.

Recomendamos para você: Remova os resíduos de agrotóxico de frutas e legumes com essas dicas fáceis