O livro pode ser um refúgio para a alma

NOTÍCIAS

O livro pode ser um refúgio para a alma

Date October 15, 2017 20:00

Terminou um relacionamento? Perdeu o trabalho? Está infeliz com a situação política e econômica do mundo todo? Quando vê os noticiários na TV sente uma tristeza profunda?

Quando você está passando aquele, dia, semana ou mês que parece saído de um filme de terror, uma boa alternativa é abrir um bom livro como forma de terapia.

Aliás, desde a década de 40, existe no mundo uma ciência especializada em prescrever materiais de leituras com fins terapêuticos: a biblioterapia, que com ajuda de profissionais de origem em diferentes áreas - psicologia, serviço social, educação, arte, biblioteconomia ou medicina - indica leituras para tratar problemas emocionais.

A. and I. Kruk / Shutterstock.com

Veja também: A leitura oferece muitos benefícios — aqui estão algumas razões pelas quais você deve ler todos os dias!

A leitura é capaz de nos transportar a lugares fantásticos e nos fazer desconectar dos problemas do dia a dia. Ler um bom livro pode fazer o mundo se tornar menos insuportável e, pelo menos, naquele momento em que você está lendo, a realidade fica mais aceitável e tranquila.

Segundo a escritora espanhola, Maria Zambrano, “a leitura nos brinda com um silêncio que é um antídoto ao barulho que nos rodeia”. O efeito de se sentar com um bom livro é comparável a um estado de meditação. Um relaxamento profundo toma conta da alma e nos faz viajar junto com os personagens do livro.

O propósito deste artigo é meramente informativo. Não há intenção de oferecer recomendações médicas. Fabiosa não é responsável por possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, alteração alimentar, ação ou uso de medicamentos resultantes da leitura e das instruções contidas neste post. Antes de começar qualquer tratamento, consulte um médico. As informações acima não substituem um diagnóstico a ser realizado por uma equipe de profissionais preparados.