Bronquiolite: uma infecção respiratória que atinge crian?

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Bronquiolite: uma infecção respiratória que atinge crianças até dois anos

Date 1 de fevereiro de 2018

Crianças que frequentam creches ou escolinhas costumam ficar doentes com certa frequência e isso é bastante normal, mas existem algumas doenças que merecem certa atenção e esse é o caso da bronquiolite.

Trata-se de uma infecção nos bronquíolos, que nada mais são do que os pequeninos tubos que chegam aos pulmões.

monkeybusiness / Depositphotos.com

O problema respiratório, que costuma afetar mais crianças de 3 a 6 meses é comum até os dois anos de idade e pode ter várias causas.

O fator mais corriqueiro é o chamado vírus sincicial respiratório - VSR, no entanto, existem outros causas que podem desencadear a doença, tais como: inalação de fumaça de cigarro e poeira, exposição a ambientes com muita gente e prematuridade.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Você sabia que um terço das pessoas diagnosticadas com asma não tem a doença?

Os sintomas são os clássicos de infecções respiratórias: tosse, coriza, febre baixa, dificuldade na respiração, chiado no peito e, em casos mais graves, aparece a cianose, quando as pontas dos dedos ficam arroxeadas.

ia__64 / Depositphotos.com

O diagnóstico é feito por meio de raio x, exame físico, histórico da criança, hemograma e análise da secreção do nariz e apesar das doenças respiratórias serem mais comum no outono e no inverno, a bronquiolite pode ocorrer em qualquer época do ano.

Como não existe um tratamento específico para a doença, apenas ações paliativas como prescrição de corticoides, bronco dilatadores, e em casos mais extremos, o uso de oxigênio, o ideal mesmo é a prevenção evitando os fatores de risco citados acima.

natazhekova / Depositphotos.com

Preste atenção nos sinais e consulte um médico rapidamente em caso de dúvida.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Remédios naturais que vão curar seu filho da tosse


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.