Menina de 11 anos recebe prêmio por página de incentivo à

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Menina de 11 anos recebe prêmio por página de incentivo à leitura na internet

Date December 18, 2017 00:42

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, no ano passado, 44% da dos brasileiros não possui o habito da leitura e 30% sequer comprou um livro em suas vidas.

A enquete ainda apontou que para 67% da população brasileira, nunca houve uma pessoa que incentivasse a leitura em sua vida, mas se depender de Catarina Bertulucci Trigo, uma menina de apenas 11 anos, isso vai mudar.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Emma Watson distribui livros feministas no metrô de Londres, em ação de seu clube de leitura

Em 2014, Catarina decidiu que seria bacana dar dicas literárias para outras crianças, em suas redes sociais. “Eu poderia fazer vídeos para falar sobre os livros que mais gosto! E depois emprestar para meus amigos lerem!”, pensou ela na época.

No dia seguinte, a menina já publicou um vídeo e criou o jargão que diz ao final de cada publicação: "Leia este livro, você não vai se arrepender.Se você não tiver, pode pedir emprestado pra mim. Mas, se você não me devolver, eu vou cobrar, hein?”.

O sucesso da iniciativa foi praticamente imediato, amigos e colegas da escola começaram a seguir o perfil de Catarina ávidos pelas dicas da menina.

Com pessoas fora do círculo de amizade da garota também querendo conhecer as indicações de catarina, surgiu a necessidade de criar um fan page no Facebook, e assim nasceu “A menina que indica livros”, que já conta com mais de 5 mil seguidores.

Parcerias com editoras e doações de seguidores fizeram a biblioteca de Catarina crescer rapidamente. A menina só indica livros que realmente leu e ainda organiza piqueniques para troca de livros.

Na semana passada Catarina teve seu trabalho reconhecido com o troféu de primeiro lugar na categoria mídia da 2º edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Menina que emocionou o Brasil ao resgatar livros da enchente ainda não recebeu casa prometida pela Record