A verdadeira receita do tradicional Bauru

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

A verdadeira receita do tradicional Bauru

Date November 7, 2017 19:13

O Bauru é um sanduíche muito popular em todo o Brasil. Cada lugar tem uma receita e reclama a autoria da delícia, mas você conhece a verdadeira história da invenção do Bauru?

A post shared by Ponto Chic (@pontochicsp) on

Muita gente acha que o nome é porque o sanduíche foi criado na cidade de Bauru e que a receita leva presunto, queijo e tomate, mas não é bem assim. A invenção foi feita, pela primeira, vez em São Paulo e a versão mais conhecida, a com presunto, é chamado de bauru português.

O Bauru original foi inventado em 1934 por Casemiro Pinto Neto. Nascido em Bauru, Casemiro criou o sanduíche quando entrou na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, no centro da capital paulista.

O estudante, como outros intelectuais da época, frequentava o famoso bar “Ponto Chic” e foi lá que Casemiro recebeu o apelido de Bauru (em referência a sua cidade natal), quando ele pediu um sanduíche de rosbife com queijo derretido, tomate e pepino em conserva, os amigos experimentaram o lanche e começaram a pedir um “igual ao do Bauru” e assim o sanduíche acabou recebendo o nome homônimo ao apelido de Casemiro.

Segundo o inventor, a criação é baseada em informações que ele leu em livreto de alimentação para crianças da Secretaria de Educação e Saúde que dizia que albumina, proteína e vitamina são importantes na alimentação saudável.

Veja também: Pesto: receita e história do molho que é a cara do verão

O “sanduba” pode ser encontrado em inúmeros bares e lanchonetes do Brasil, mas o original mesmo você vai encontrar  no Skinão lanches, no Bauru Chic, no Buffet Mantovani e no Bar Aeroporto, todos na cidade de Bauru, além, claro do local de sua criação, o Bar e Restaurante Ponto Chic, em São Paulo.

Já que o sanduíche é uma delícia e ainda por cima é fonte de vitaminas, vamos te dar a receita do verdadeiro Bauru. Confira.

Ingredientes:

- pão francês

- 6 fatias de rosbife

- 2 rodelas de tomate

- 3 rodelas de pepino em conserva

- queijos: prato, estepe e suíço

- 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga

- 1 xícara de água

Modo de preparo:

- abra o pão e retire o miolo

- derreta os queijos com a água e a manteiga mexendo bastante para que se mesclem bem

- monte o sanduíche colocando o rosbife, os tomates, os pepinos e só então adicione o queijo

Recomendamos para você: Guacamole: história e receita do acompanhamento que atravessou a fronteira mexicana e conquistou o mundo