Efeitos especiais brasileiros evoluem e são comparados aos

Efeitos especiais brasileiros evoluem e são comparados aos das grande produções

Notícias

November 7, 2017 16:23 By Fabiosa

Quem não se lembra da primeira cena do filme “Cidade de Deus”? Nela uma galinha fugia de ir para a panela, mas a ação foi filmada sob a perspectiva do animal.

A tomada se tornou uma das mais consagradas do cinema mundial, no entanto, o diretor Fernando Meirelles confessou que tudo foi feito na base da “gambiarra”, o que valorizou ainda mais a cena.

Muito tempo se passou desde o truque de Meirelles em “Cidade de Deus” e a evolução dos efeitos especiais e de pós-produção brasileiros é digna de ser comparada aos de Hollywood.

A post shared by O2 Filmes (@o2filmes) on

A produtora independente criada por Meirelles, a O2 Filmes desenvolveu uma subdivisão especializada em efeitos visuais, a O2 Pós, que deixou de trabalhar exclusivamente com projetos da produtora em 2013 e só no ano passado finalizou 50 filmes e séries.

Veja também: 16 imagens de bastidores de filmes revelam o que acontece por trás das câmeras

Sob o comando de Paulo Barcellos, a empresa é responsável por trabalhos de computação gráfica que podem ser equiparadas às grandes produções internacionais. “Estamos começando a provar ao mercado que temos condições de fazer os efeitos especiais no Brasil com um nível de qualidade similar ao dos Estados Unidos”, conta Barcellos.

O filme de mais visibilidade da O2 Pós foi “Malasartes e o Duelo com a Morte”, que estreou em agosto desse ano e conta com 800 tomadas com efeitos especiais bastante complexos. O filme é o longa brasileiro recordista em cenas feitas digitalmente e abriu as portas para a outros trabalhos. “Esse filme nos preparou para voos maiores”, diz o diretor de efeitos especiais da 02 Pós, Sandro di Segni.

A próxima empreitada da empresa será fazer a pós-produção do filme “Pluft: o fantasminha”, baseado no livro de Maria Clara Machado. Dirigido por Rosane Svartman, o filme que tem um set subaquático para garantir a leveza dos fantasmas deve estrear em 2018.

Recomendamos para você: Empresa cria efeitos especiais inacreditáveis apenas utilizando maquiagem