Epidemias causadas pela falta de exposição ao sol

Epidemias causadas pela falta de exposição ao sol

Notícias

November 21, 2017 20:43 By Fabiosa

A vida moderna, que faz com que estejamos quase todo o tempo em ambientes fechados, e a preocupação excessiva com os danos que o sol pode nos trazer, estão gerando verdadeiras epidemias de deficiências que podem trazer complicações graves.

dotshock / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Especialistas descobrem que praticar esporte e brincar ao ar livre previnem a miopia em crianças

Existem duas epidemias de deficiências ligadas à falta de exposição ao sol: a falta de vitamina D e, acredite ou não, a miopia.

A deficiência de vitamina D pode levar a doenças como osteoporose e hipertensão; e a miopia pode evoluir aumentando significativamente o risco de desprendimento de retina, glaucoma, catarata e até cegueira.

A carência de vitamina D pode ser a origem de muitas doenças, já que ela é responsável pelo fortalecimento dos ossos, e como cerca de 80% do que recebemos dessa substância provém dos raios UVB, a diminuição da exposição ao sol é um dos fatores mais relevantes para o surgimento de uma epidemia.

Johan Larson / Shutterstock.com

Segundo uma pesquisa da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, aproximadamente um terço da população mundial poderá sofrer dessa deficiência.

A miopia é uma deficiência visual em que a pessoa tem dificuldade de enxergar objetos que estão longe de si. Com origem na língua grega, a palavra “myopia” significa “olho fechado” que é justamente a ação que muitas pessoas com esta condição fazem na tentativa de ver melhor.

SG SHOT / Shutterstock.com

Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde – OMS, o número de pessoas míopes deverá triplicar até 2050, somando aproximadamente 5 bilhões de casos de miopia no mundo.

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos, muitas vezes a uma distância muito curta da vista, e a falta de exposição ao sol, principalmente na primeira fase da vida, são possíveis causas para o aumento de casos de miopia.

Por isso, especialistas indicam que as pessoas fiquem pelo menos algumas horas do dia ao ar livre de preferência na parte da manhã e que visitem o médico para a realização de um check uma vez ao ano.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Primavera: a estação traz mais luz solar e estimula a produção de vitamina D


O propósito deste artigo é meramente informativo. Não há intenção de oferecer recomendações médicas. Fabiosa não é responsável por possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, alteração alimentar, ação ou uso de medicamentos resultantes da leitura e das instruções contidas neste post. Antes de começar qualquer tratamento, consulte um médico. As informações acima não substituem um diagnóstico a ser realizado por uma equipe de profissionais preparados.