Boa para pele, cabelo e unhas, a mangaba é pouco conhecida em algumas partes do Brasil

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Boa para pele, cabelo e unhas, a mangaba é pouco conhecida em algumas partes do Brasil

Date November 29, 2017 15:09

Pouco conhecida na região sudeste do Brasil, mas bastante comum no cerrado e no litoral nordeste do país, a mangaba é um fruto arredondado e de cor amarelo-avermelhado com polpa branca semelhante à pera e de gosto bastante doce.

Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

A palavra “mangaba” significa “coisa boa de comer” em tupi guarani, no entanto quando o fruto está verde não deve ser consumido por ser venenoso.

Sua árvore, a mangabeira, pode chegar a 10 metros de altura e é muito comum de ser encontrada em ruas da região litorânea do nordeste do Brasil.

Roberto Epifanio / Shutterstock.com

A fruta é bastante usada na forma de chás e sucos como remédio caseiro por suas propriedades benéficas à saúde.

Veja também: Mitos e verdades sobre o consumo de açaí

Conheça cinco desses benefícios que essa fruta saborosa pode trazer a nossa saúde:

Roberto Epifanio / Shutterstock.com

Antioxidante:

Rica em vitamina C, a mangaba combate os radicais livres e ajuda a diminuir o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de diversas doenças como artrite, câncer e cardiopatias.

Aumenta a imunidade:

A fruta contém vitamina A, que além de ser essencial para a saúde ocular e um importante cicatrizante, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Baixo valor calórico:

A mangaba tem baixo valor calórico e é rica em nutrientes. Em média, 100 gramas da fruta contêm entre 40 a 60 calorias, o que a torna ideal para quem é adepto dos esportes.

Manutenção da saúde capilar, das unhas e pele

Fonte de vitaminas do complexo B, e rica em cálcio, potássio e fósforo, o fruta é um grande aliado no fortalecimento da saúde da pele, unhas e cabelos, além de ajudar no combate da anemia.

Hidratante:

Sua composição tem cerca de 83 % de água o que a torna uma importante fonte de hidratação.

Recomendamos para você: 5 benefícios do cardamomo: de enxaguante bucal a hidratante para cabelo, essa especiaria vem com força para ficar