Carnaval no Brasil: a festa mais popular de nosso país tem influências portuguesas

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Carnaval no Brasil: a festa mais popular de nosso país tem influências portuguesas

Date January 22, 2018 14:16

Com certeza o carnaval é a festa popular mais famosa do Brasil e muita gente pode até achar que a folia é uma criação brasileira, no entanto, a tradição é bem mais antiga do que a chegada dos europeus em nosso país.

Na verdade, o carnaval era uma festa pagã criada na antiguidade e que  foi adaptada pela Igreja Católica ao seu calendário para permitir que seus fiéis aproveitassem um pouco dos "pecados da carne" antes da quaresma.

gettyimages

Mas voltando ao carnaval do Brasil. A festa foi trazida pelos colonizadores portugueses e era chamada de "entrudo". Com origem na Ilha da Madeira, a folia portuguesa chegou ao Brasil porque a ilha era um importante entreposto do comércio de açúcar.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Carnaval de Veneza: a tradição e o luxo de um dos carnavais mais antigos da história

gettyimages

Os primeiros registros de carnavais no Brasil são do século XVII, em Pernambuco quando trabalhadores de companhias açucareiras se reuniram e desfilaram em cortejo cantando músicas improvisadas.

A elite do Brasil não via a festa com bons olhos, e apesar dos senhores de engenho costumarem liberar seus escravos para participar da folia, houveram muitas tentativas de se acabar com a festa.

gettyimages

Com a chegada da corte portuguesa no Rio de Janeiro, foram criados os bailes de carnaval nos moldes europeus, mas a festa na rua foi ganhando cada vez mais força até se tornar o que é hoje.

Blocos de rua, grandes desfiles de escolas de samba, cortejos e agremiações se multiplicaram pelo país e fizeram com que o carnaval brasileiro se tornasse o mais famoso do mundo.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: O carnaval mais longo do mundo: Uruguai tem 40 dias de festa nas ruas do país