O carnaval mais longo do mundo: Uruguai tem 40 dias de festa nas ruas do país

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

O carnaval mais longo do mundo: Uruguai tem 40 dias de festa nas ruas do país

Date January 19, 2018 15:20

Pouca gente sabe, mas o Uruguai é o país com o carnaval mais longo do mundo. São 40 dias de festa! Isso mesmo, mais de um mês de folia.

E se os uruguaios não têm belas sambistas e nem "baterias nota 10", por outro lado, possuem muita animação para curtir a maratona de cortejos que acontece nas ruas das cidades.

gettyimages

O principal carnaval do país acontece na capital, Montevidéu. E assim como em muitos lugares do Brasil, a festança acontece na rua.

Os uruguaios montam palcos, conhecidos como "tablados" onde acontecem diferentes apresentações de música, dança e teatro de mais de 50 grupos locais nos 20 bairros da cidade.

Nos "tablados" também se apresentam as "murgas", que, até certo ponto, funcionam como as escolas de samba com direito a "samba enredo" e tudo.

gettyimages

As "murgas" fazem paródias dos acontecimentos políticos e sociais do ano que passou. A cada ano é escolhido um tema como referência para as canções e a melhor agremiação é premiada em uma disputa acirrada com torcidas animadas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Carnaval de Veneza: a tradição e o luxo de um dos carnavais mais antigos da história

A parte mais tradicional da festança são os cortejos. Espécie de blocos conduzidos por personagens típicos do candombe - manifestação trazida ao país por escravos africanos no século XVII e, que é considerada, pela Unesco, patrimônio cultural da humanidade.

gettyimages

Os cortejos são acompanhados por tambores e atabaques e são puxados pelas figuras mais importantes da tradição: o "Escobero", um mensageiro real que faz malabarismos com um bastão; o "Gramillero", mestre da percussão que representa um curandeiro africano e da "Mama Vieja" que representa a distinção das mulheres negras e dança com uma saia longa, um leque e um guarda-chuvas.

gettyimages

A animação do carnaval mais longo do mundo é contagiante e se você se animou, ainda dá tempo de fazer parte da festa, já que, normalmente, ele começa em janeiro, mas vai até março.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: “Mardi Grass”: o tradicional carnaval dos Estados Unidos