Direito POP: 4 direitos da terceira idade

Saúde e Estilo de Vida

Sem dúvida alguma, uma das coisas que mais marcou a evolução da medicina nos últimos anos é o aumento da expectativa de vida.

Hoje em dia, praticamente todas as pessoas têm vivido décadas a mais do que nas décadas anteriores.

O comum hoje é alguém chegar pelo menos até os 70 anos de idade, e não é incomum vermos pessoas que vão bem além disso, e ainda super lúcidas e extremamente ativas, muitas até mesmo continuam trabalhando.

Esse aumento na expectativa de vida das pessoas levou o Brasil a ter de elaborar uma lei criada especificamente para proteger o direito das pessoas da terceira idade.

A Lei n. 10.741, também conhecida como o Estatuto do idoso, foi criada em meados de 2003. Segundo o texto da lei, é considerado idoso quem entra na casa dos 60 anos de idade.

Mas isso todo mundo sabe, não é verdade? Mas e quais são os direitos dos idosos? Você sabe responder a essa pergunta? Se não sabe, é bom aprender, porque uma hora ou outra você vai chegar nessa idade, e quando chegar, é bom que saiba seus direitos!

Recomendamos para você: Bebês fazem formatura ao sair da UTI, e o seu coração vai derreter!

Bom, todo mundo sabe que idosos têm prioridade, mas e os outros direitos? Hoje a gente vai te contar cinco deles que você provavelmente não conhecia!

1. Idosos têm desconto de pelo menos 50% nos ingressos de shows, espetáculos, cinema e qualquer outro tipo de apresentação artística. Ah, e também tem desconto em eventos esportivos, como jogos de vôlei ou futebol!

2. Em viagens interestaduais, de onibûs, duas passagens são garantidas para idosos, gratuitamente, e depois de preenchidas essas duas vagas, haverá um desconto de 50% para os outros membros da nobre terceira idade (que tiverem renda de até 2 salários mínimos).

3. A terceira idade também tem prioridade, além do atendimento em qualquer órgão público ou privado, a recebimento da restituição do Imposto de Renda, na aquisição da casa própria nos programas habitacionais e também no embarque em transportes coletivos.

4. Quem estiver na terceira idade e não tiver condições de se sustentar, tem direito de receber pensão alimentícia da família, ou seja, de seus filhos, netos e outros entes "queridos".

Veja também: Saiba como evitar a retenção de líquidos!

Recomendamos